Notícias

Jayme completa 3 anos de Pronto-Socorro fechado causando superlotação nas UPA’s da Serra

Casagrande adequou o hospital Jayme para ser referência de Covid, mas mesmo após o controle da doenla, o Pronto-Socorro segue fechado. Crédito: divulgação.

Fechado desde o início da pandemia do coronavírus em fevereiro de 2020, o Pronto-Socorro do hospital Jayme Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, está fazendo falta na Serra. Como consequência disso, a demanda por atendimento emergencial explodiu nas UPA’s da Serra. E o pior, pelo jeito o Governo do Estado pretende manter o hospital com a ‘porta fechada’ para a população.

Em fevereiro agora, completa-se três longos anos em que o maior Pronto-Socorro do Estado do Espírito Santo está fechado. Anos difíceis em especial para quem precisa de atendimento de urgência e emergência. A reportagem do Jornal Tempo Novo buscou a assessoria de imprensa do Governo do Estado para perguntar se haveria a previsão de reabertura do Pronto-Socorro. Em nota, o Governo indiretamente confirmou que não tem a intenção de reabrir.

“O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves informa que a unidade está em pleno funcionamento. O hospital recebe pacientes regulados pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), que chegam via transferência de PA’s, UPA’s e outras unidades hospitalares, ou também por meio de ‘vaga zero’ pelo SAMU 192”.

Ou seja, dentro da modalidade de hospital de ‘porteira fechada’, o Jayme está em ‘pleno funcionamento’. A ante-resposta dada pela assessoria é uma confirmação implícita de que a intenção é manter o hospital sem Pronto-Socorro, atendendo apenas os casos em que os pacientes são transferidos. Desde sua inauguração em 2013, o hospital Jayme foi idealizado como modelo para atendimento de Pronto-Socorro. Não é atoa que na época o Governo do Estado, que também estava sob a liderança do governador Renato Casagrande, disse: “O Hospital terá abrangência sobre 2,3 milhões de capixabas e será referência para urgência e emergência, clínicas e cirúrgicas, cirurgia cardíaca, traumato-ortopedia, gestação de alto risco e contará com um Centro de Tratamento de Queimados – CTQ”.

Além disso, desde a inauguração do Jayme, o hospital Dório Silva passou por reformulações e fechou o Pronto-Socorro, deixando esse serviço fundamental para ser realizado somente no Jayme, já que se tratava de um hospital com maior estrutura e mais moderno. Agora, com o fechamento do serviço de urgência e emergência do Hospital Jayme, a população fica dependendo única e exclusivamente das três UPA’s da Prefeitura da Serra (Castelândia, Serra-Sede e Carapina).

O resultado é a superlotação das unidades gerenciadas pela Prefeitura, que não dá conta do grande volume de pacientes em busca de auxílio médico. Em recente podcast feito pelo Jornal Tempo Novo, o próprio prefeito Sergio Vidigal listou o fechamento do Pronto Socorro do Jayme como um dos itens que tem dificultado a gestão de saúde na cidade.

A Prefeitura da Serra também já revelou em vários momentos que a estrutura de saúde pública municipal acaba recebendo pacientes de outras cidades, em especial, Vitória e Cariacica; devido a universalidade do acesso a saúde no Brasil, a Prefeitura não pode restringir o atendimento somente aos moradores da Serra, e por isso acaba pagando a conta de outras cidades, pois apesar do sistema ser único, tal como preconiza o SUS, os orçamentos municipais são independentes  e dimensionados para a demanda da cidade, e não da macrorregião, caso esse da Grande Vitória.

Ou seja, o Pronto-Socorro do Jayme que sempre serviu de válvula de escape tanto para a população da Serra bem como das outras cidades, foi encerrado sem previsão de retorno, causando um afogamento do sistema de saúde na Serra, que pelo menos desde a saída dos médicos cubanos, já vinha dando sinais de exaustão. Desde sua idealização e inauguração em 2013, ao custo da época de R$ 165 milhões, o Jayme foi pensando como uma solução para desafogar a demanda por atendimento de urgência e emergencial de todo o estado.

Durante a pandemia, o hospital se tornou referência no tratamento da doença e ficou por conta. Esperava-se que após o controle da enfermidade, tal como o período que vivemos hoje, desde a virada de 2021 para 2022, o Governo fosse devolver ao Jayme e a população, o Pronto Socorro. Diante da resposta prestada pela assessoria, fica cristalino que o Jayme continuará de portas fechadas para receber pessoas que necessitam de atendimento rápido, e, portanto, jogando toda a pressão da região metropolitana nas costas dos serranos, que devem continuar a saga em busca de atendimento nas UPA’s e vão continuar pagando a conta das outras cidades, das quais não possuem a estrutura que a Serra dispõe.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Moradora da Serra tem 90% do corpo queimado  durante incêndio em apartamento

Crédito: Divulgação Na noite de terça-feira (17), uma mulher de 44 anos sofreu queimaduras em 90% do corpo após um…

7 horas atrás

Policiais perdem o controle e viatura invade casa na Serra

A ocorrência gerou preocupação, mas felizmente não houve vítimas fatais. Crédito: Divulgação Na noite dessa sexta-feira (17), uma viatura da…

7 horas atrás

Homem é preso com mais de mil pinos de cocaína na Serra

O indivíduo deverá responder pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo/ Divulgação PMES Nesta…

9 horas atrás

Verão na Serra: confira programações gratuitas neste sábado (18)

O verão está a todo vapor na Serra, e a cidade continua com uma programação especial para garantir a diversão…

11 horas atrás

Verão: dicas essenciais sobre o uso de protetor solar

O cuidado com a pele começa no verão e deve durar o ano todo/ Foto: Banco de Imagens Freepik O…

11 horas atrás

Espírito Santo bate recorde no número de transplantes em 2024

De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…

1 dia atrás