Categories: Notícias

Jayme Santos já está exclusivo para Covid-19 e recebe contêineres para guardar corpos

O hospital fica em Morada de Laranjeiras, na Serra. Foto: Arquivo TN/Fábio Barcelos

Localizado em Morada de Laranjeiras, o Jayme Santos Neves é o maior hospital público do Estado e a partir dessa quinta-feira (09) passou a funcionar exclusivamente para tratar pacientes com a Covid-19. E o no estacionamento do hospital, começou a serem instalados, também nesta quinta-feira, contêineres para armazenar corpos das vítimas da pandemia.

Desde que a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia e o Governo do Espírito Santo anunciou as medidas para tentar conter a doença, já havia o anúncio de que o Jayme seria o principal hospital de referência para atender infectados pelo coronavírus.

Em ofício da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) encaminhado aos gestores dos hospitais e ao Serviço Móvel de Urgência (Samu) na última quarta-feira (08), ficou determinado que o Jayme Santos não fique exclusivo para tratar pacientes da região metropolitana, Ibiraçu, João Neiva e Ibiraçu com a covid-19.  O Jayme também deixa de ser hospital de porta aberta, passando o acesso a ser exclusivamente via regulação/Samu/Corpo de Bombeiros.

Sobre os contêineres instalados no estacionamento do Jayme, a Sesa informou por nota que dois seis contêineres instalados, quatro servirão de almoxarifado e dois para armazenar os corpos antes que sejam direcionados ao serviço funerário. A Sesa acrescentou que a medida segue orientação do Ministério da Saúde para o cuidado com os corpos das vítimas da pandemia.

Dório Silva

O ofício da última quarta-feira também estabelece mudanças noutro hospital público estadual na Serra, o Dório Silva, que fica em Laranjeiras. A partir de ontem (09) o Dório passou a ser referência para pacientes clínicos graves, regulados pelo Samu e/ou Corpo de Bombeiros, mantendo referência hemorrágica digestiva e problemas renais, intoxicação por paraquat (herbicida), picadas de animais venenosos e anti-rábica.

Ficou determinado também que o hospital deixa de atender traumas e abdômen agudo não traumático. O acesso de pacientes ao Dório Silva será exclusivamente via regulação/Samu, exceto nos casos de intoxicação por agrotóxico, picada de animal venenoso ou administração anti-rábica, cuja transferência dependerá ser feita após contato com a unidade.

A referência na região metropolitana para traumas ficou no Hospital Estadual de Urgência e Emergência, localizado no Forte São João em Vitória.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

13 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

13 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

13 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

14 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás