Localizado em Morada de Laranjeiras, o Jayme Santos Neves é o maior hospital público do Estado e a partir dessa quinta-feira (09) passou a funcionar exclusivamente para tratar pacientes com a Covid-19. E o no estacionamento do hospital, começou a serem instalados, também nesta quinta-feira, contêineres para armazenar corpos das vítimas da pandemia.
Desde que a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia e o Governo do Espírito Santo anunciou as medidas para tentar conter a doença, já havia o anúncio de que o Jayme seria o principal hospital de referência para atender infectados pelo coronavírus.
Em ofício da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) encaminhado aos gestores dos hospitais e ao Serviço Móvel de Urgência (Samu) na última quarta-feira (08), ficou determinado que o Jayme Santos não fique exclusivo para tratar pacientes da região metropolitana, Ibiraçu, João Neiva e Ibiraçu com a covid-19. O Jayme também deixa de ser hospital de porta aberta, passando o acesso a ser exclusivamente via regulação/Samu/Corpo de Bombeiros.
Sobre os contêineres instalados no estacionamento do Jayme, a Sesa informou por nota que dois seis contêineres instalados, quatro servirão de almoxarifado e dois para armazenar os corpos antes que sejam direcionados ao serviço funerário. A Sesa acrescentou que a medida segue orientação do Ministério da Saúde para o cuidado com os corpos das vítimas da pandemia.
Dório Silva
O ofício da última quarta-feira também estabelece mudanças noutro hospital público estadual na Serra, o Dório Silva, que fica em Laranjeiras. A partir de ontem (09) o Dório passou a ser referência para pacientes clínicos graves, regulados pelo Samu e/ou Corpo de Bombeiros, mantendo referência hemorrágica digestiva e problemas renais, intoxicação por paraquat (herbicida), picadas de animais venenosos e anti-rábica.
Ficou determinado também que o hospital deixa de atender traumas e abdômen agudo não traumático. O acesso de pacientes ao Dório Silva será exclusivamente via regulação/Samu, exceto nos casos de intoxicação por agrotóxico, picada de animal venenoso ou administração anti-rábica, cuja transferência dependerá ser feita após contato com a unidade.
A referência na região metropolitana para traumas ficou no Hospital Estadual de Urgência e Emergência, localizado no Forte São João em Vitória.
Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…
O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…
O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…
O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…
Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…
Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…