Categories: Notícias

Jejum, não dançar e beber, evitar carnes: as tradições da Quaresma

De Novo Horizonte, Maria do Carmo faz questão de manter hábito do período. Foto: Fábio Barcelos

O carnaval chegou ao fim e, para muitos, começa a Quaresma, período de 40 dias de reflexão, jejum e penitência que prepara para a Páscoa, quando é celebrada a ressurreição do ícone cristão, Jesus. E por conta da tradição religiosa, guardada por parte dos católicos e fiéis de igrejas protestantes tradicionais, há os que mudam hábitos como redução do consumo de carne vermelha, não ir a festas, não dançar, não ingerir bebida alcoólica, aumentar a frequência de rezas e orações, dentre outros.

Moradora de Novo Horizonte, Maria do Carmo Fejoli também mantém algumas tradições católicas e escolheu o que mais gosta para abrir mão nos 40 dias. “Gosto de ir ao forró, então fico 40 dias sem sair para dançar. Além disso, mantenho jejum de carne vermelha na quarta-feira de Cinzas, nas sextas-feiras da Quaresma e durante toda a Semana Santa. Reduzo a comida, aumento as orações, participo da Via Sacra, visito outras comunidades e faço mais caridade no período”, descreve.

De Nova Almeida, Dirce Borges Miranda também faz da Quaresma período de reflexão e jejum.“A igreja não exige jejum e nem proíbe nada. O jejum vai da consciência de cada pessoa. Na Quaresma, fico sem comer carne vermelha às sextas-feiras e na Semana Santa; mas para mim não é nenhum sacrifício, pois meu consumo já é pouco. Faço também o jejum da cerveja, já que gosto muito. Também fico mais reflexiva e aumento minhas ações solidárias nesse período”, relata.

Na Igreja Evangélica de Confissão Luterana da Serra, em Jardim Limoeiro, a Quaresma é momento de reflexão, penitência e caridade, segundo o pastor Erivelton Reinke.“Guardamos a quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma. Nesse período, não celebramos casamentos, não dançamos e fazemos um jejum diferenciado, em que abrimos mão de uma refeição e calculamos o quanto economizamos com isso para doar a uma instituição, pois tem um sentido mais concreto de fé, de ato”, explica.

Os ritos na igreja também são diferenciados. “Há encontros semanais de reflexão sobre a trajetória de Jesus; usamos cores vermelha e violeta nessa época; os adolescentes confirmam o batismo. Na Semana Santa há cultos especiais e uma vigília no sábado até a celebração da Páscoa, no domingo, quando fazemos um café comunitário. Enfim, é um período de reflexão, penitência e caridade”, conclui.

Tags: Quaresma
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Arpoador Gastrobar comemora dois anos como referência em música e boa gastronomia na Serra

Foto: divulgação Nesta sexta-feira (4), o Arpoador Gastrobar completa dois anos de funcionamento no bairro Colina de Laranjeiras, na Serra.…

4 horas atrás

Vereadora quer prioridade no atendimento médico às mulheres vítimas de violência doméstica

Nos relatos de violência, principal tipo de consulta à central, estão casos sobre violência física (51,06%). Foto: Divulgação Agência Brasil…

7 horas atrás

Venda de palmito para feriado começa neste sábado (5), na Serra

Foto: divulgação A época da famosa torta capixaba está chegando, pensando nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) decidiu…

8 horas atrás

Shopping Mestre Álvaro recebe exposição do Projeto Tamar

Foto: divulgação Os amantes da natureza e da preservação ambiental já se programar para conferir a exposição da Fundação Projeto…

9 horas atrás

Prefeitura da Serra abre inscrições para novo mutirão de processos familiares

Foto: divulgação Se você precisa resolver questões familiares de forma rápida e gratuita, a Prefeitura da Serra tem uma grande…

9 horas atrás

Feira Kizomba movimenta Colina de Laranjeiras com arte, gastronomia e shows gratuitos

Além da feira Kizomba com produtos artesanais e delícias da gastronomia, o público poderá curtir shows gratuitos com artistas capixabas,…

10 horas atrás