Ver essa foto no Instagram
Uma jiboia de cerca de 1.30 metros foi resgatada no bairro Colina de Laranjeiras por moradores. A serpente foi pega por populares no sábado (18) e entregue para o ativista ambiental Claudiney Rocha, em Jacaraípe.
Nesta segunda-feira (20) a equipe da Secretaria de Meio Ambiente da Serra foi buscar o animal que como estava saudável foi devolvido a seu habitat natural.
“A cobra foi resgatada por um munícipe em Colina de Laranjeiras, que por nos seguir nas redes sociais e conhecer nosso trabalho em relação ao resgate de fauna silvestre, entrou em contato e nos entregou a serpente aqui em Jacaraípe”, conta Claudiney do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff).
Claudiney disse que por ser uma animal não peçonhento, ou seja, não é venenoso e não representa perigo mortal para o ser humano, deu as orientações ao morador que conseguiu fazer a contenção da serpente.
Mas o ativista advertiu: “Sempre alertamos a população, nunca se deve fazer a contenção de animais silvestres. Se não tem conhecimento sobre o assunto, chama o Corpo de Bombeiros, ou a fiscalização de meio ambiente ou órgãos competentes”.
No caso da jiboia, por imagens foi identificada a espécie e por se tratar de um animal não peçonhento foi dada a orientação. “Infelizmente não tenho como atender todas as ocorrências que chega até nós, por não termos uma logística. Mas sempre ajudo da melhor maneira possível”.
Claudiney disse ainda que uma jiboia pode chegar a até 4 metros. “Mas é muito difícil encontrar um animal na natureza deste tamanho, a população ainda tem a cultura de que por ser uma cobra tem que matar. Além das pessoas matarem, morrem muitos bichos atropelados nas estradas quando se deslocam de um local para outro”.
Na Serra, os moradores que encontrarem animais silvestres devem acionar a equipe de resgate pelos telefones (27) 3291-7435 ou (27) 99951-2321. Importante ressaltar que maltratar animal silvestre é crime.
Ver essa foto no Instagram