Notícias

Jiboia é resgatada dentro de área de loja na Serra

A jiboia foi resgatada no bairro São Domingos, na Serra. Crédito: Divulgação

A Serra tem muita região de mata, lagoas e rios que são locais propícios para a sobrevivência de muitos animais silvestres e diversos deles estão perdendo seu habitat natural e aparecendo cada vez mais em áreas urbanas. E na tarde da última quarta-feira (17) uma jiboia foi resgatada na área de uma empresa no bairro São Domingos, região de Serra Sede.

Vale ressaltar que a jiboia é uma cobra inofensiva. E esta não é primeira vez que serpentes desta espécie dão as caras na loja Panther’Som.

De acordo com informações do proprietário da loja de acessórios automotivos, Eudimar Piffer, mais de dez serpentes já foram resgatadas do quintal da empresa – que fica próximo a uma região de mata.

“Sabemos que não é uma cobra perigosa. Quando elas aparecem chamamos o Meio Ambiente e eles resgatam. Aqui atrás da loja tem muita vegetação, elas aparecem no quintal da loja provavelmente para procurar comida”, explicou Eudimar.

A serpente foi resgatada pelos Auditores Fiscais de Atividades Urbanas da Fiscalização de Meio Ambiente da Serra. O Tempo Novo procurou a Prefeitura da Serra que informou que a jiboia tem cerca de um metro e meio e pesa oito quilos. “Foi recolhida e passou pela triagem, constatado que estava apta e saudável, foi solta em seu habitat natural”.

A soltura foi realizada numa região próxima da lagoa Jacunem, também na Serra.

Segundo informações do biólogo Cláudio Santiago a jiboia é uma cobra é inofensiva – de nome científico ‘Boa constrictor’. “É um animal inofensivo e que não é preciso ter medo, porém não se deve tocar, caso não seja habilitado para tal situação. O melhor é entrar em contato com os órgãos ambientais competentes para tomarem as devidas providências”.

+ Vacinação sem agendamento contra a pólio e outras doenças na Serra

Animais silvestres na Serra

De acordo com a Prefeitura da Serra, entre os animais que mais passeiam nas áreas urbanas da cidade estão as cobras e os gambás. Mas também já houveram chamados para resgate de outros bichos mais “incomuns”, como raposa, jacaré, tamanduá e bicho-preguiça.

Os animais machucados são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que fica na Área de Proteção Ambiental (Apa) da lagoa Jacuném, em Barcelona. O local pertence ao Ibama.

Na Serra, os moradores que encontrarem animais silvestres devem acionar primeiramente a equipe de resgate pelos telefones (27) 3291-7435 ou (27) 99951-2321. Importante ressaltar que maltratar animal silvestre é crime.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Corpo é encontrado ao lado de moto na Serra

DHPP da Serra. Foto: Divulgação/PCES Neste sábado (18), o corpo de um homem foi encontrado no bairro Central Carapina, na…

7 horas atrás

Morador da Serra é morto a tiros em festa de Fundão

O jovem foi morto próximo ao Parque de Exposições/ Reprodução ES NA FITA Um jovem de 18 anos, morador da…

8 horas atrás

Peixe frito, moqueca e pedalinho são opções de diversão na Serra

Na Lagoa Juara, na Serra, os restaurantes possuem comida boa, além de diversão nos pedalinhos. Crédito: Divulgação Se você está…

9 horas atrás

Piscina natural, tirolesa e comida da roça nos restaurantes de agroturismo na Serra

Nos restaurantes do agroturismo da Serra, há muita comida boa, piscina natural, tirolesa e outras diversões. Crédito: Divulgação Já imaginou…

10 horas atrás

Moradora da Serra tem 90% do corpo queimado  durante incêndio em apartamento

Crédito: Divulgação Na noite de terça-feira (17), uma mulher de 44 anos sofreu queimaduras em 90% do corpo após um…

1 dia atrás

Policiais perdem o controle e viatura invade casa na Serra

A ocorrência gerou preocupação, mas felizmente não houve vítimas fatais. Crédito: Divulgação Na noite dessa sexta-feira (17), uma viatura da…

1 dia atrás