Por Thiago Albuquerque
Definidos. Após dez rodadas muito disputadas, as quatro melhores equipes estão na semifinal da Copa Espírito Santo. Vitória e Atlético-ES, da Chave Sul, e Espírito Santo e Rio Branco, da Chave Norte foram os classificados. Os jogos de ida vão acontecer no dia 08, e a volta está marcada para 15 de outubro.
Os dois melhores de cada grupo se classificavam e o cruzamento como manda o regulamento definiu o melhor de cada grupo contra o segundo colocado do grupo oposto. Assim, o líder do Sul Vitória, enfrenta o Rio Branco, que será o mandante do primeiro jogo, que acontece no Engenheiro Araripe, às 16h, do dia 08.
Jogando no mesmo dia e horário, o outro confronto será no estádio José Olívio Soares, onde o segundo colocado da chave Sul receberá o líder da chave Norte, o Espírito Santo. O vencedor dos dois confrontos vai fazer a final. A data está definida para os dias 22 e 29 de outubro.
A Copa Espírito Santo, que teve o Serra como único time serrano na competição iniciou no dia 23 de julho com jogo de abertura entre Atlético-ES 2×4 Vitória, os dois classificados da chave Sul.
Dos dez times que disputaram a competição (Vitória, Atlético-ES, Desportiva, Serra, Vilavelhense, Espírito Santo, Rio Branco, Real Noroeste, Sport-ES e Linhares), o destaque é o time do Espírito Santo, atual campeão e detentor da melhor campanha, com 19 pontos, onde engrenou cinco vitórias seguidas nas últimas cinco rodadas. Além disso, foi o time menos vazado, com apenas dois gols e com o melhor saldo de gols, 15.
Ao todo foram 40 partidas disputadas na primeira fase. Outro destaque foi a média de gols, com 2,6 por partida. O time responsável pelas maiores goleadas da competição foi o time Capa Preta, com um 5×0 e um 6×0 no mesmo time, o Linhares.