Notícias

Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura de Medellín, vem à Serra

Foto: Divulgação

Na década de 1990, Medellín, na Colômbia, era conhecida como a cidade mais violenta do mundo, devido ao narcotráfico. Um projeto de reestruturação da cidade fez com que ela assumisse um outro lugar, o de uma das mais inovadores da região. Jorge Melguizo é o homem responsável por transformar a cidade. E ele virá ao Espírito Santo e visitará alguns bairros da Serra na quarta-feira (23) junto ao vice-prefeito, Thiago Carreiro. A ideia é fazer uma análise da realidade, da capacidade de crescimento – e propor ideias que repaginem o cotidiano dos moradores.

O vice-prefeito, que também é secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e membro do Líderes do Amanhã, destaca que eles farão uma visita por bairros como Jardim Carapina, Central Carapina, Planalto Serrano e Feu Rosa – e o roteiro também inclui os principais equipamentos esportivos e culturais que vão de Laranjeiras a Jacaraípe.

Jorge Melguizo atuou como secretário Municipal de Cultura Cidadã de 2005 a 2009, e de Desenvolvimento Social de 2009 a 2010, na cidade colombiana. Ele é responsável por revolucionar a cidade a partir de projetos culturais, e um dos destaques foram os Parques Bibliotecas – centros cívicos de usos múltiplos, que trabalham por uma maior qualidade e inclusão social das populações. A cidade também aumentou o investimento em cultura.

Com isso, a Medellín dominada pelo narcotráfico não existe mais. Hoje é destaque pelo Turismo comunitário, que segue em crescimento.

A visita de Jorge a Serra partiu de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae, através do programa Fortalece Turismo Serra. “Durante seis meses estudamos cases inspiradores de transformação no Brasil e no Mundo, e Medellín foi um dos mais estudados. A partir daí iniciamos os primeiros contatos com a equipe de Jorge Melguizo e contamos a história da Serra, a realidade atual e as principais vocações da cidade. Ele demonstrou muito interesse em conhecer a cidade e contribuir com sua experiência. Então o Sebrae nos ajudou a viabilizar esse encontro”, explicou o vice-prefeito.

Thiago Carreiro destaca que as melhores soluções para as cidades são construídas quando se conectam as pessoas certas. Também reforça que a Serra já segue os passos de Medellín, pois em 2008 foi considerada a cidade mais violenta do Brasil. Naquele ano, foram 438 homicídios, e a cidade foi notícia nacional, e hoje a história é outra.

“Estamos vencendo isso a cada ano, mas infelizmente ninguém da grande mídia nacional voltou para recontar a história.  Em 2021 atingimos o menor índice de homicídios da série histórica, com 138 homicídios”, pontuou Thiago Carreiro.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Tartaruga é encontrada com diversos tumores pelo corpo na Serra

Reprodução Ibraff Uma jovem tartaruga-verde da espécie Chelonia mydas foi encontrada encalhada na manhã de sábado (10), na Praia do…

6 horas atrás

Mais de 1.300 pessoas foram vacinadas na Serra contra a gripe no Dia D

Aconteceu neste sábado (10), o Dia D de vacinação contra a gripe, uma grande mobilização para proteger a população antes…

7 horas atrás

Ação do Dia das Mães na Serra mostra a rotina de mães na segurança pública

Comandante da Guarda da Serra, Laís Araújo está a espera do seu primeiro filho, Ravi. Foto: divulgação Na próxima sexta-feira…

7 horas atrás

Filhos aprendem sobre a rotina das mães à frente da segurança da Serra

A ação de homenagem às servidoras da segurança da Serra acontece na sexta-feira (9), às 9 horas, no Parque da…

7 horas atrás

Dia das Mães: doe leite materno na Serra sem sair de casa

Doadoras recebem kit em casa e têm o leite coletado pela equipe do hospital, sem precisar sair para ajudar/ Foto:…

8 horas atrás

Fim de semana sem chuva na Serra

Foto: Tempo Novo Mais um fim de semana chega, e com ele, a previsão do Jornal Tempo Novo. Confira abaixo…

1 dia atrás