Enquanto não aprova em segundo turno a Proposta de Emenda à Constituição Estadual (PEC), que veda a posse de suplentes durante o recesso parlamentar, de autoria do deputado Sérgio Majeski (PSDB), a Assembleia Legislativa dá posse, nesta quarta-feira (6), às 16h, a José Esmeraldo (PMDB), suplente do deputado Guerino Zanon (PMDB), que assumiu a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer nesta terça-feira (5).
A Assembleia encontra-se em período de recesso parlamentar e os trabalhos legislativos só retornam no dia dois de fevereiro.
Primeiro suplente da coligação PMDB/PEN/DEM, José Esmeraldo (PMDB) vai assumir a vaga aberta pelo licenciamento de Guerino Zanon (PMDB) e sua posse será na presidência da Casa.
Esmeraldo já foi deputado estadual por três vezes, e teve 23.243 votos nas eleições de 2014, entrou na vida pública em 1982, como vereador de Vitória sendo eleito novamente nos anos de 1988, 1992 e 1996. Em 1998 José Esmeraldo foi eleito deputado Estadual pela primeira vez sendo reeleito em 2002 e novamente em 2010.
José Esmeraldo, é formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes), casado, pai de três filhos e avô de cinco netos. Ele atuou como professor de física na Escola Técnica Federal do Espirito Santo e é engenheiro de carreira da prefeitura de Vitória.
Licença
Tanto a Constituição Estadual quanto o Regimento Interno da Assembleia Legislativa (Ales) preveem esse tipo de licença solicitada por Guerino Zanon. De acordo com as normas, os deputados podem pedir o afastamento para a investidura em determinados cargos, como ministro de Estado, chefe de missão diplomática, secretário municipal ou estadual, como é o caso do parlamentar. Esse tipo de licença implica a convocação de suplente.