Por Clarice Poltronieri
Talento a toda velocidade. É o que define o atleta serrano Weyder Nascimento Lourenço, de apenas 16 anos. Ele é o atual campeão mundial de skate donwhill speed, categoria júnior, título conquistado no último dia 02 de novembro em Minas Gerais. E disputa entre quinta (13) e domingo(16) o Sul Americano na cidade gaúcha de Guaíba.
Weyder mora em Jardim Bela Vista e está no esporte há dois anos. No donwhill o skatista desce ladeiras em alta velocidade, podendo atingir 85km/h . Antes o serrano praticava o street skate – aquele usado para manobras em obstáculos. E foi com incentivo de amigos que mudou de modalidade e descobriu sua verdadeira vocação.
“Na 1ª semana que comecei a praticar o donwhill speed, participei de um campeonato e já fiquei em nono. No 2º campeonato, já fui para 6º. Isso foi um incentivo e tanto para que eu continuasse no esporte”, conta.
No Mundial disputado em Belo Horizonte, Minas Gerais, o serrano deixou para trás 23 competidores. Esta foi a oitava vez que Weyder venceu uma competição. Ele também já conquistou dois segundos lugares, um terceiro e um quarto.
Apesar da performance o atleta não pode se dedicar integralmente aos treinos. Ele estuda pela manhã e ajuda o pai na oficina mecânica à tarde. Quando está próximo a um campeonato Weyder se reúne com sua equipe, a Hei Joe, onde faz bateria de treinos. Estes ocorrem normalmente nas montanhas dos municípios de Guarapari e Santa Teresa, onde as ladeiras são mais adequadas.
Família
A família também é grande incentivadora do atleta “No início meus pais tinham medo por ser um esporte perigoso, mas hoje me incentivam muito. Se não fosse por eles eu não teria participado do campeonato e não traria o título”, reconhece.
O pai de Weyder bancou a viagem com recursos próprios e com o apoio de uma academia e duas lojas do bairro onde moram. No último dia 05 o jovem foi homenageado na Câmara da Serra.