Adolescentes de 14 anos de uma escola pública da Serra ganharam destaque estadual com a criação e lançamento de foguetes feitos com garrafas pet e canos de pvc.
No total, cerca de 105 jovens do 9º ano da EMEF Dom José Mauro Pereira Bastos, de Morada de Laranjeiras, participaram da atividade. A mentora do projeto é a professora de ciências, Alessandra Assis Viana.
De acordo com a pedagoga da EMEF, Graziela Sarcinelli, o projeto interdisciplinar foi intitulado Artemis e teve sua apresentação final com o lançamento de foguetes na Estação Conhecimento Vale, em Cidade Continental.
O projeto dos alunos será apresentado ao público pela primeira vez, em Laranjeiras, durante a 1º Feira Tech Games, realizada pelo Governo do Estado, previsto para acontecer no Parque da Cidade, em novembro. As atividades fazem parte da 1ª Semana de Inovação, Ciência e Tecnologia, cujo tema foi ‘Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.
“O projeto desenvolvido na disciplina de ciências, procurou encontrar caminhos para se valorizar a participação feminina no campo científico no sentido de romper com o histórico de hegemonia masculina nessa área. O projeto, realizado com os estudantes foi dividido em três etapas”.
E explicou: “na primeira, realizaram uma pesquisa sobre o papel da mulher na evolução da ciência enfatizando as descobertas das cientistas. Na segunda, o enfoque foi a experimentação científica em laboratório, os experimentos tiveram a participação efetiva das estudantes na execução de práticas como torre de líquidos, ácidos e bases, construção de vulcões, processos de separação de misturas. Tais práticas fomentaram a apropriação, por parte das estudantes, dos equipamentos utilizados em laboratório como pipeta, becker, termômetro, funil de densidade”, revelou a pedagoga.
Graziela, disse ainda que um dos momentos marcantes foi a simulação das erupções vulcânicas, feita pelas estudantes do 9° ano, que será apresentada posteriormente no pátio da escola para os alunos dos 6° anos utilizando reações químicas diferentes. “A última etapa do chama-se Artemis, o nome é uma homenagem ao programa da Nasa que levará pela primeira vez na tripulação uma mulher em direção a lua. Nessa etapa os estudantes confeccionaram foguetes de garrafa pet com bases de lançamento que foram lançados na Estação de Conhecimento finalizando com uma prova de 100m rasos feminino e masculino, na pista de corrida da estação”.
Para fazer os foguetes, os alunos utilizaram, 1m cano de pvc 20mm, 4 cm cano de pvc 40mm, 2 caps (tampas) de cano de pvc de 20mm, 1 T de cano de PVC 20mm, 2 joelhos de cano de PVC de 20mm, 1 válvula de pneu de bicicleta, 1 braçadeira de metal de mangueira de gás, 8 braçadeiras de plástico, 1 balão e cola de PVC, além de duas garrafas pets para cada foguete confeccionado.
“Com o projeto Artemis, conseguimos envolver diversas disciplinas como Ciências, Física, Matemática, Ed Física, Arte, Educação Física e língua portuguesa. Esse projeto já foi selecionado para concorrer a premiação Estadual em dinheiro e também troféus e medalhas. Faremos uma apresentação Parque da Cidade, em novembro, com uma data a definir”, adiantou Graziela.