Categories: Esporte

Judoca da Serra representa o Brasil em competição na Europa

Eduardo Faria estará disputando com a Seleção Brasileira pela primeira vez. Foto: Divulgação

Por Thiago Albuquerque

Uma das maiores escolas de judô do Brasil, a Associação Serra de Judô, Esporte e Cultura, que fica em Laranjeiras, teve um dos seus atletas convocados para a tão sonhada Seleção Brasileira. O judoca Eduardo Faria, de 23 anos, vai representar o Brasil no Aberto Europeu de Glasgow, na Escócia, na categoria até 90 kg. No total a seleção é formada por 27 atletas. A competição já é do novo ciclo olímpico Tóquio 2020. O atleta é o único do estado na seleção.

O atleta que já foi como sparring, (atleta convocado de apoio) para os Jogos Panamericanos em Toronto no Canadá em 2015 e para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, tem como essa à primeira convocação para estar competindo. “A sensação é incrível, poder competir representando o meu país é muito bom. Uma oportunidade única que muitos queriam, me sinto privilegiado”, conta Eduardo.

Faixa preta 1º dan, Eduardo, se dedicou em 2016 a treinamentos e aos trabalhos voluntários nas Olimpíadas. “Esse ano foi mais voltado para as Olimpíadas, onde estava envolvido em treinamentos. Não obtive nenhum título expressivo. Essa é a minha chance”, explica o judoca, que tendo bom resultado pode começar a pontuar para o ranking mundial. Os campeões vão levar 100 pontos; os vices, 60; e o bronze dará 40.

Pensando em competições futuras, como Pan e Olímpiadas, o atleta sonha em disputar os campeonatos, mas frisa que tem os pés no chão. “Vivo um dia de cada vez e continuo treinando e me desenvolvendo para que os resultados e oportunidades surgem naturalmente. Meus treinos são intensos todos os dias, divididos entre, judô, preparação física e fisioterapia”, frisa Eduardo.

O treinador Walcleydi Florencio, que também é o idealizador da Associação Serra de Judô destaca o talento de Eduardo. “Ele já vem se destacando em competições e esse momento já era aguardado. Ele é estudante de medicina, e sabemos o quanto a dedicação tem que ser exclusiva. Ele conseguir se destacar no esporte é muito merecido. Essa é a chance dele representar o país e já começar a se preparar para Tóquio”, conclui  Walcleydi.

“Meu maior sensei é o Walcleydi Florencio, o professor Luiz, de funcional, GL funcional, na praia. Conto com a ajuda do Espaço Makino Físioterapia, Academia Ponto 1 e a Cross Fit Vix”, agradece Eduardo.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Três Marias: trilha e pôr do sol a 600 metros de altitude na Serra neste sábado (8)

As Três Marias ficam a 600 metros de altitude e fazem parte da Área de Preservação Ambiental Mestre Álvaro, na…

15 horas atrás

Outback abre vagas de emprego para sua nova loja na Serra

O Outback abriu vagas de emprego para sua nova loja, que vai funcionar no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Crédito:…

16 horas atrás

‘Nova oposição’ na Serra ameaça espaço ocupado por Pablo Muribeca

Pablo Muribeca, Agente Dias e Pastor Dinho: Na política, não há vácuo de poder. Crédito: Divulgação. Embora tenha perdido a…

16 horas atrás

Ano letivo da Serra começa com oito novas escolas, modernização de salas de aula e mais professores

Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra Novas escolas, salas de aula modernas e climatizadas, eventos escolares que integram a comunidade escolar e…

17 horas atrás

Forró Deck 16 traz Os 3 do Nordeste para show exclusivo na Serra neste sábado (8)

O grande destaque deste sábado (8) do Deck 16 será o show exclusivo do grupo Os 3 do Nordeste, que…

18 horas atrás

Pedro Halle se destaca no marketing digital e entra de vez no audiovisual

Pedro atua como roteirista, fotógrafo, filmmaker, produtor audiovisual e webdesigner. Crédito: Divulgação Pedro Luiz Marques Filho, mais conhecido como Pedro…

18 horas atrás