Categories: Notícias

Juiz restringe manifestações na BR e contra Eco 101

Representantes das Associações de Moradores e outras entidades da Serra que estão proibidas de fazer manifestação. Foto: Divulgação

Por Conceição Nascimento

Uma decisão da Justiça Federal deixou revoltadas lideranças comunitárias da Serra. Por determinação do juiz federal Roberto Gil Leal Faria, lideranças do município estão proibidas de realizar manifestações contra a concessionária Eco 101, na sede da empresa ou interditar a BR 101 em trecho administrado por ela. O descumprimento da decisão implicará em multa no valor de R$ 250.000,00 por hora. Assembleia Municipal do Orçamento e Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams) também foram notificadas da decisão.

A determinação pegou de surpresa representantes do movimento popular, já que uma manifestação prevista para acontecer na próxima sexta-feira (17), nas proximidades da Eco 101, foi suspensa e substituída por uma audiência pública, no mesmo dia, às 17h, em Laranjeiras, na Serra. A pauta da audiência será a cobrança do cumprimento de alguns pontos do contrato de concessão assinado pela concessionária, como obras de melhoria ao longo da BR.

Um dos líderes comunitários notificados foi Edson Reis. Segundo ele, agora o movimento popular não tem mais o direito de se defender. “Absurdo! É uma forma de calar o movimento social. Estão tentando impedir que as pessoas pressionem pela retomada do pedágio antes que elas ganhem as ruas”, avaliou.

Para o presidente da Federação das Associações de Moradores da Serra, Jacinto Sezine, acredita em acordo. “Não podemos colocar em risco a possibilidade de pagar um valor tão alto, precisamos pedir o cancelamento da liminar”, disse.

Já o presidente da Assembleia Municipal do Orçamento (Amo), Jean Carlo Cassiano, informou que acionou um advogado para analisar a decisão e buscará revertê-la. “Esta é uma atitude arbitrária e totalmente descabida. A Constituição Federal nos garante o direito à manifestação. De forma estratégica, fomos notificados, juntamente com Fams e lideranças comunitárias mais aguerridas para nos impedir de realizar nossas manifestações”, explicou.

Por meio de nota, a assessoria da Eco 101 informou que “cumpre rigorosamente o contrato firmado com a federação. A concessionária esclarece ainda que o valor da tarifa é determinado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)”.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

2 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

10 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

10 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

10 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

11 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

11 horas atrás