O ex-deputado estadual e atual vereador da Serra, Wanildo Sarnáglia (Avante) foi condenado pela Justiça por desvio de dinheiro público por nomear funcionários fantasmas entre os anos de 2007 e 2012. Os pagamentos, realizados mensalmente, representaram um rombo de R$ 337.587,90 para a Assembleia Legislativa.
Quem moveu a ação contra o atual vereador foi o Ministério Público (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O ex-deputado foi condenado pela nomeação dos cinco servidores que, por sua vez, também foram condenados, por receber remuneração de forma continuada (mês a mês), sem o efetivo exercício da função.
Além de Wanildo, o ex-vereador da Serra, Marcos Tongo (PSB) também foi condenado por indicar o sogro e a ex-cunhada dele para serem contratados pelo então deputado Wanildo Sarnaglia.
Marcos Tongo atualmente reside em Brasília e foi denunciado pois, de acordo com o MP, mesmo tendo ciência de que os familiares não exerceriam efetivamente a função, fez as indicações com intuito de garantir vantagem ilícita.
Wanildo foi condenado a 6 anos e 8 meses de reclusão, em regime inicial semiaberto. A reportagem entrou em contato com o vereador em seu telefone pessoal que disse não tem nada certo ainda, que foi uma decisão monocrática e que irá recorrer. “Nunca tive funcionários fantasmas. Sempre tive funcionários que trabalhavam externamente, como todo deputado tem o direito de ter. Eu, na época, tinha direito de nomear oito cargos, nomeiei apenas quatro, que me representavam em diversas bases no município da Serra e em outros locais”, afirma o vereador.
O vereador disse ainda que a denúncia foi feita por uma filha de um funcionário de gabinete dele. “Que inclusive foi presa por tráfico de drogas”.
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…
O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…
O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…
A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…
Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…