Categories: Meio Ambiente

Justiça manda Samarco impedir lama de cair no mar

 

A assessoria da Samarco explicou que além das barreiras, a empresa está resgatando peixes do rio, principalmente as espécies mais raras e típicas da bacia, para depois repovoar o Doce. Foto: Divulgação

O prazo dado pelo Juiz Federal RODRIGO REIFF BOTELHO para que a Samarco (Vale + BHP Billiton) montasse um plano emergencial e o implementasse imediatamente para impedir que a lama dos rejeitos da extração de minério derramados no rio Doce chegassem ao mar terminou ontem (19) às 19h e 55, logo após o fechamento desta edição.

A medida foi pedida pelo Ministério Público Federal que atendeu uma solicitação da Procuradoria do Estado, informou a assessoria de comunicação do Governo do ES. A decisão do Juiz também intima o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Ibama e os municípios da Serra, Vitória, Fundão, Aracruz, Linhares, São Mateus, Fundão e Anchieta a fiscalizar o plano e as ações.

Em nota a Samarco disse que recebeu a notificação judicial e iria analisar o caso.  Mas ontem (19) já colocava barreiras na foz do rio em Regência, Linhares, litoral norte do ES. Mas a ação não era para impedir a lama de cair no mar e sim evitar que atingisse de maneira direta as margens e áreas de reprodução das tartarugas, conforme informou a presidente da Associação de Moradores de Regência, Helenita de Souza.

A assessoria da Samarco explicou que além das barreiras, a empresa está resgatando peixes do rio, principalmente as espécies mais raras e típicas da bacia, para depois repovoar o Doce.

E ainda ontem (19) foi tornada pública a informação de que o presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, conseguiu um habeas corpus preventivo no último sábado (14) que teria sido dada pela Justiça do ES, segundo informação divulgada pela revista Época.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Comunicado – 05/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 05-11-2024Baixar

1 hora atrás

Opinião | Projeto moderniza eleição na Câmara da Serra e evita “sessão de horrores” como a de 2017

Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…

1 hora atrás

Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717

O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…

2 horas atrás

Dez horas de muito forró em Jacaraípe com os paulistas do grupo Balaio e convidados

Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…

2 horas atrás

Nova Orla de Jacaraípe será entregue no verão: praia terá mirante, parques e academias

A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…

2 horas atrás

Raimundos traz turnê de 30 anos de carreira a Vitória em dezembro

Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…

2 horas atrás