Categories: Meio Ambiente

Justiça manda Samarco impedir lama de cair no mar

 

A assessoria da Samarco explicou que além das barreiras, a empresa está resgatando peixes do rio, principalmente as espécies mais raras e típicas da bacia, para depois repovoar o Doce. Foto: Divulgação

O prazo dado pelo Juiz Federal RODRIGO REIFF BOTELHO para que a Samarco (Vale + BHP Billiton) montasse um plano emergencial e o implementasse imediatamente para impedir que a lama dos rejeitos da extração de minério derramados no rio Doce chegassem ao mar terminou ontem (19) às 19h e 55, logo após o fechamento desta edição.

A medida foi pedida pelo Ministério Público Federal que atendeu uma solicitação da Procuradoria do Estado, informou a assessoria de comunicação do Governo do ES. A decisão do Juiz também intima o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Ibama e os municípios da Serra, Vitória, Fundão, Aracruz, Linhares, São Mateus, Fundão e Anchieta a fiscalizar o plano e as ações.

Em nota a Samarco disse que recebeu a notificação judicial e iria analisar o caso.  Mas ontem (19) já colocava barreiras na foz do rio em Regência, Linhares, litoral norte do ES. Mas a ação não era para impedir a lama de cair no mar e sim evitar que atingisse de maneira direta as margens e áreas de reprodução das tartarugas, conforme informou a presidente da Associação de Moradores de Regência, Helenita de Souza.

A assessoria da Samarco explicou que além das barreiras, a empresa está resgatando peixes do rio, principalmente as espécies mais raras e típicas da bacia, para depois repovoar o Doce.

E ainda ontem (19) foi tornada pública a informação de que o presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, conseguiu um habeas corpus preventivo no último sábado (14) que teria sido dada pela Justiça do ES, segundo informação divulgada pela revista Época.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

1 dia atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

1 dia atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

1 dia atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

1 dia atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás