Eleições 2024

Justiça proíbe Muribeca de espalhar fake news sobre ideologia de gênero contra Weverson

O candidato Pablo Muribeca (Republicanos) foi novamente condenado pela Justiça Eleitoral por disseminar desinformação na corrida pela Prefeitura da Serra. Desta vez, ele foi obrigado a suspender a distribuição de folhetos com alegações falsas contra o adversário Weverson Meireles (PDT), após decisão judicial que reconheceu a gravidade das informações veiculadas.

Os folhetos distribuídos pela campanha de Muribeca acusavam falsamente Weverson de incluir em seu plano de governo a promoção da chamada “ideologia de gênero” nas escolas. A coligação de Meireles, representada pelo PDT, moveu uma ação judicial alegando que o conteúdo era inverídico e danoso à reputação de seu candidato.

Na análise do caso, o juiz Gustavo Grillo Ferreira concluiu que as afirmações contidas nos materiais de campanha de Muribeca eram infundadas e comprometiam a lisura da disputa eleitoral. O magistrado ressaltou que o programa de governo de Weverson Meireles não faz qualquer menção à implementação de “ideologia de gênero” nas escolas, desmentindo as acusações feitas nos folhetos. Além disso, destacou que a desinformação envolvendo o tema já havia sido objeto de outras representações contra a campanha do Republicano.

Na decisão, o magistrado determinou três medidas principais:

  1. Suspensão imediata da produção e distribuição dos folhetos com essas alegações falsas, sob pena de multa diária de R$ 50.000,00, caso a ordem não seja cumprida.
  1. Retirada de circulação dos folhetos já distribuídos, com a comprovação da medida em juízo, também sob pena de multa de R$ 50.000,00.
  1. Proibição de produção e veiculação de novos materiais que contenham informações semelhantes, associando a candidatura de Weverson Meireles à “ideologia de gênero”, sob a mesma pena de multa.

A defesa de Pablo Muribeca, coligação “Muda Serra”, argumentou que os folhetos não faziam uma menção direta à implementação da “ideologia de gênero” no plano de Weverson. No entanto, o juiz entendeu que o material tinha o claro propósito de prejudicar a imagem do adversário por meio de desinformação.

Vale destacar que a campanha de Pablo Muribeca já acumula outros processos relacionados à disseminação criminosa de fake news, resultando em diversas multas e sanções judiciais.

O que diz Pablo Muribeca sobre a decisão judicial contra fake news?

O Jornal Tempo Novo entrou em contato com a assessoria de imprensa de Pablo Muribeca em busca de um posicionamento sobre a recente decisão judicial. No entanto, o candidato se recusou a comentar diretamente o tema, limitando-se a afirmar “que é contra a ideologia de gênero nas escolas. Para ele, as instituições de ensino devem ser ambientes de aprendizado, conhecimento e o local fundamental para promover o futuro dos nossos jovens”.

Além disso, a assessoria acrescentou que “dentro dessa perspectiva, Muribeca reitera seu compromisso em aumentar o piso salarial dos professores e ampliar as creches e escolas de tempo integral na Serra, hoje atrás da meta nacional e dos outros municípios da Grande Vitória. A Educação de verdade é prioridade no plano de governo de Pablo Muribeca.”

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Moradores de Vitória buscam socorro na saúde da Serra: UPAs atenderam 8 mil pacientes da capital este ano

As UPAs da Serra já atenderam mais de 8 mil moradores de Vitória somente este ano. Crédito: Divulgação A Secretaria…

11 horas atrás

Homem é encontrado morto em casa de praia na Serra

O técnico em radiologia foi encontrado pelo inquilino dentro da própria casa de praia em Balneário Carapebus, na Serra/ Reprodução:…

12 horas atrás

Érica Neves e Ítalo Scaramussa reúnem multidão de advogados que declaram apoio às suas candidaturas na OAB

Evento de lançamento da Chapa 10, "Unidos Avançamos", que tem Ítalo Scaramussa e Mayara Borges disputando os cargos de presidente…

13 horas atrás

Festa para crianças em Colina de Laranjeiras no sábado com Patrulha Canina

Neste sábado (19) a partir das 13 horas, a Praça de Colina de Laranjeiras vai se transformar em um verdadeiro…

13 horas atrás

De Vitória, Pazolini vem à Serra tentar dizer em quem os serranos devem votar

De Vitória e com pouquíssima ligação com a Serra, Pazolini veio a cidade tentar dizer em quem os serranos devem…

16 horas atrás

Domingo tem festa para crianças de graça em Chácara Parreiral

Neste domingo (20), a praça da comunidade de Chácara Parreiral, na Serra, será palco de uma grande festa em homenagem…

17 horas atrás