Eleições 2024

Justiça proíbe Pablo Muribeca de espalhar panfletos com fake news contra Weverson

A Justiça proibiu o candidato Pablo Muribeca de espalhar panfletos com fake news sobre ideologia de gênero contra Weverson Meireles. Crédito: Divulgação

O candidato Pablo Muribeca (Republicanos) foi barrado pela Justiça Eleitoral de divulgar panfletos que continham alegações falsas contra o seu adversário, na corrida pela Prefeitura da Serra, Weverson Meireles (PDT). A distribuição e produção dos folhetos foi impedida pela Justiça, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.

Os folhetos distribuídos pela campanha de Muribeca acusavam falsamente Weverson de incluir em seu plano de governo a promoção da chamada “ideologia de gênero”. A coligação de Meireles, representada pelo PDT, moveu uma ação judicial alegando que o conteúdo era inverídico e danoso à reputação de seu candidato.

Por meio de decisão liminar, o juiz Gustavo Grillo Ferreira entendeu que as afirmações contidas nos materiais de campanha de Muribeca eram infundadas e comprometiam a lisura da disputa eleitoral. O magistrado ressaltou que o programa de governo de Weverson Meireles não faz qualquer menção à implementação de “ideologia de gênero”, desmentindo as acusações feitas nos folhetos.

É importante destacar que a decisão proferida pelo Juízo da 53ª Zona Eleitoral, nos autos da Rp nº. 0600439-29.2024.6.08.0053, foi liminar, em caráter provisório, não havendo que se falar, em hipótese alguma e pelo menos, por ora, em nova condenação por desinformação em desfavor do candidato Pablo Muribeca.

Ainda em sua decisão, o juiz observou que “ter em qualquer plano de governo políticas públicas voltadas a campanhas de conscientização e educação em direitos humanos ou mesmo ampliação, promoção e abordagem de temas como igualdade, diversidade, não discriminação, assédio, respeito mútuo, entre outros, está longe de promover a ideologia de gênero ou ainda criar cargo LGBT+, como afirmado no panfleto.”

A defesa de Pablo Muribeca, coligação “Muda Serra”, argumentou que os folhetos não faziam uma menção direta à implementação da “ideologia de gênero” no plano de Weverson. No entanto, o juiz entendeu que o material tinha o claro propósito de prejudicar a imagem do adversário por meio de desinformação.

Vale destacar que a campanha de Pablo Muribeca já foi alvo de outros processos por supostas informações falsas que teriam sido divulgadas pelo candidato durante a campanha eleitoral.

O que diz Pablo Muribeca sobre a decisão judicial contra fake news?

O Jornal Tempo Novo entrou em contato com a assessoria de imprensa de Pablo Muribeca em busca de um posicionamento sobre a recente decisão judicial. No entanto, o candidato se recusou a comentar diretamente o tema, limitando-se a afirmar “que é contra a ideologia de gênero nas escolas. Para ele, as instituições de ensino devem ser ambientes de aprendizado, conhecimento e o local fundamental para promover o futuro dos nossos jovens”.

Além disso, a assessoria acrescentou que “dentro dessa perspectiva, Muribeca reitera seu compromisso em aumentar o piso salarial dos professores e ampliar as creches e escolas de tempo integral na Serra, hoje atrás da meta nacional e dos outros municípios da Grande Vitória. A Educação de verdade é prioridade no plano de governo de Pablo Muribeca.”


ERRATA:

Anteriormente, o Jornal Tempo Novo noticiou incorretamente que o candidato Pablo Muribeca teria sido novamente condenado pela Justiça Eleitoral por divulgar fake news sobre ideologia de gênero.

No entanto, houve uma interpretação equivocada na produção da matéria. Esta é, na verdade, a primeira decisão contra sua campanha sobre o tema, sendo uma liminar de caráter provisório.

O termo utilizado incorretamente foi corrigido, uma nova matéria foi publicada e a versão anterior foi retirada do ar.


Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Herança Negra encerra a semana da Consciência Negra com show gratuito em Jesus de Nazareth

A banda Herança Negra nasceu no bairro Jesus de Nazareth, e tem uma trajetória de sucesso. Emplacou sucessos, dividiu o…

16 minutos atrás

Patrick Ribeiro amplia turnê internacional de Cintia Chagas para mais seis países

Empresário Patrick Ribeiro fez estreia de sucesso em Portugal e se prepara para mega turnê de Cintia Chagas em 2025.…

35 minutos atrás

Proposta de extinção da escala 6×1 ganha destaque no debate trabalhista

A escala de trabalho 6x1, prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é amplamente utilizada em diversos setores, especialmente…

46 minutos atrás

Serra terá mutirão de consultas com vagas para especialidades, clínico geral e pediatria

O mutirão da saúde será realizado sábado (23), novamente na Unidade Regional de Saúde (URS) de Serra Sede. Crédito: Edson…

1 hora atrás

Fernando Anitelli traz a magia do Teatro Mágico para Serra em voz e violão neste sábado

Além de Fernando Anitelli, o evento terá outros dois shows: Luau do Casanova e Cadu Caruzo. Crédito: Divulgação Liderado por…

2 horas atrás

Pela 1ª vez clássico do balé será apresentado ao vivo com orquestra no Parque da Cidade

O clássico do balé 'Quebra-Nozes' é um dos mais apresentados no mundo, e terá apresentação no Parque da Cidade, nos…

2 horas atrás