Categories: Política

Justiça rejeita pedido de defesa de Neidia e aguarda alegações finais

Neidia e o suplente Fabão, que assumiu a vaga após afastamento da vereadora. Foto: Arquivo TN / Reprodução

Esta semana, uma decisão judicial adicionou mais um capítulo sobre o afastamento da vereadora Neidia Maura (PSD) de suas funções na Câmara da Serra. A juíza da 2ª Vara Criminal, Letícia Maia Saúde, rejeitou o pedido da defesa da vereadora para que fossem consideradas novas provas e testemunhas ao caso. 

Segundo o despacho assinado pela juíza, ficou subentendido que essas seriam medidas para protelar o processo e informou estar satisfeita com o que consta nos autos. Com esse despacho, encerra-se a instrução do processo, e abriu prazo para alegação final ao Ministério Público e à defesa de Neidia. Logo após será divulgada a sentença final.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça para saber sobre os prazos do anúncio da decisão judicial, uma vez que fontes próximas à vereadora afastada tinham expectativa do seu retorno às atividades. Em nota, o TJ enviou o número referente ao processo ​(0001828-58.2018.8.08.0048​) e disse que as informações solicitadas poderiam ser verificadas no site do órgão. “É possível verificar as últimas decisões proferidas nos autos ao clicar nos botões ‘ver despacho’ ou ‘ver audiência’”.

No despacho, a juíza detalhou que a defesa da vereadora solicitou juntar provas documentais à ação, explicando que isso não seria permitido, “salvo os casos expressos em lei”. Em relação à outra solicitação da defesa, para incluir imagens de vídeo à ação, a juíza esclareceu que os vídeos já não estavam mais disponíveis, conforme já havia sido informado, e que “neste diapasão, seria medida protelatória, pois já constam nos autos informações sobre a indisponibilidade das imagens”. “Em relação ao pedido de oitiva de testemunha, este já foi objeto de análise e indeferimento em audiência. Assim sendo, indeferidas as diligências, declaro encerrada a instrução criminal. Após, abra-se vista para as alegações finais, na forma do Artigo 403 do Código de Processo Penal”.

Neidia Maura está afastada das funções de vereadora desde março de 2018, quando ocupava ainda a cadeira de presidente da Câmara da Serra. Desde então, assumiu a vaga da vereadora o suplente, Fabão da Habitação (PSD). Ambos foram procurados pela reportagem, mas não deram retorno.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

10 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

10 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

11 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

12 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

12 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

13 horas atrás