Categories: Meio Ambiente

Justiça interdita portos por conta do pó preto

A Vale usa o porto para exportar minério de ferro e pelotas de minério. Foto: Divulgação /ANP Serviços Marítimos

Foram interditados os portos de Tubarão e Praia Mole pela Polícia Federal na manhã desta quinta (21). A ação foi determinada pela Justiça Federal por causa do excesso de pó preto lançado no mar e do ar da Grande Vitória. No porto de Tubarão, operado pela Vale, a interdição foi no píer II especializado na exportação de minério de ferro.

Já no porto de Praia Mole, também operado pela Vale para a importação de carvão usado pela ArcelorMittal Tubarão, foi interditado o píer por onde entra o carvão mineral usado na siderurgia.

A interdição é um desdobramento do Inquérito Policial que investiga crimes ambientais resultantes do excesso de pó preto. Antes de começar a chover, aumentaram substancialmente as reclamações dos moradores de Vitória sobre o problema.

A capital chegou até anunciar o aumento dos valores das multas para as empresas do complexo industrial de Tubarão, que além da Vale tem ArcelorMittal. Em nota a assessoria da Polícia Federal disse que a decisão expedida pela 1ª Vara Federal representa um marco na história do Estado do Espírito Santo.

Também por nota, a assessoria de imprensa da Vale disse que a empresa recebeu com surpresa a decisão e que irá adotar todas as medidas judiciais cabíveis para garantir o reestabelecimento das suas atividades na Ponta de Tubarão. A empresa afirma que a interdição paralisa as atividades de exportação e importação da Vale no Espírito Santo, provocando grande impacto na economia do estado, com reflexos em Minas Gerais.

A empresa reforça ainda que vem atuando e investindo continuamente em seus sistemas de controle ambiental  e cumprindo rigorosamente a legislação ambiental vigente. A mineradora reitera o seu compromisso com as comunidades da região da Grande Vitória, com o meio ambiente e com as suas operações.

A ArcelorMittal, via assessoria de imprensa, afirma que não é operadora portuária dos terminais de minério e carvão (Píer II e Píer Praia Mole, respectivamente) do Porto de Tubarão; e sim cliente dos serviços de descarregamento de carvão, realizados pela Vale; e que a paralisação não afeta de imediato as suas atividades. Acrescenta que até 2018 vai investir em torno de 100 milhões de dólares (aproximadamente 400 milhões de reais), para reduzir ainda mais as emissões.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

10 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

10 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

11 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

12 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

12 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

13 horas atrás