Categories: Meio Ambiente

Justiça interdita portos por conta do pó preto

A Vale usa o porto para exportar minério de ferro e pelotas de minério. Foto: Divulgação /ANP Serviços Marítimos

Foram interditados os portos de Tubarão e Praia Mole pela Polícia Federal na manhã desta quinta (21). A ação foi determinada pela Justiça Federal por causa do excesso de pó preto lançado no mar e do ar da Grande Vitória. No porto de Tubarão, operado pela Vale, a interdição foi no píer II especializado na exportação de minério de ferro.

Já no porto de Praia Mole, também operado pela Vale para a importação de carvão usado pela ArcelorMittal Tubarão, foi interditado o píer por onde entra o carvão mineral usado na siderurgia.

A interdição é um desdobramento do Inquérito Policial que investiga crimes ambientais resultantes do excesso de pó preto. Antes de começar a chover, aumentaram substancialmente as reclamações dos moradores de Vitória sobre o problema.

A capital chegou até anunciar o aumento dos valores das multas para as empresas do complexo industrial de Tubarão, que além da Vale tem ArcelorMittal. Em nota a assessoria da Polícia Federal disse que a decisão expedida pela 1ª Vara Federal representa um marco na história do Estado do Espírito Santo.

Também por nota, a assessoria de imprensa da Vale disse que a empresa recebeu com surpresa a decisão e que irá adotar todas as medidas judiciais cabíveis para garantir o reestabelecimento das suas atividades na Ponta de Tubarão. A empresa afirma que a interdição paralisa as atividades de exportação e importação da Vale no Espírito Santo, provocando grande impacto na economia do estado, com reflexos em Minas Gerais.

A empresa reforça ainda que vem atuando e investindo continuamente em seus sistemas de controle ambiental  e cumprindo rigorosamente a legislação ambiental vigente. A mineradora reitera o seu compromisso com as comunidades da região da Grande Vitória, com o meio ambiente e com as suas operações.

A ArcelorMittal, via assessoria de imprensa, afirma que não é operadora portuária dos terminais de minério e carvão (Píer II e Píer Praia Mole, respectivamente) do Porto de Tubarão; e sim cliente dos serviços de descarregamento de carvão, realizados pela Vale; e que a paralisação não afeta de imediato as suas atividades. Acrescenta que até 2018 vai investir em torno de 100 milhões de dólares (aproximadamente 400 milhões de reais), para reduzir ainda mais as emissões.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

16 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

16 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

16 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

17 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás