Categories: Sem categoria

Lá fora é aqui dentro

Você já deve ter passado por um local que costuma ser um ponto de lixo, cheio de móveis, cadeiras, todo tipo de resíduo, incluindo animais domésticos mortos. Dias depois o local estava limpo, mas não durou muito tempo até que estivesse cheio, imundo de novo, muitas vezes mais sujo que antes.

Essa situação é comum na Serra, cidade que tem mais de 700 pontos clandestinos de lixo

espalhados por vias públicas, terrenos baldios e áreas verdes. Neste momento, provavelmente mais pontos estão sendo criados. O critério é: preciso liberar meu lixo e vou jogar por aqui mesmo. O mais triste é que as pessoas que criam este cenário urbano de feiura e poluição são os próprios moradores.

Sendo a Serra um município com coleta regular de lixo, o que justifica essa atitude?

Você pode pensar que está jogando o lixo fora, mas na verdade está trazendo a sujeira para convívio de todos.

São tantos os problemas causados por essa atitude, que vão da poluição do solo e água, ao entupimento da drenagem e córregos piorando enchentes, à proliferação de ratos, baratas, mosquitos e outros animais transmissores de doenças.

Um dos casos mais dramáticos é o da dengue, doença que foi propagada justamente porque foi fácil instalar-se em cidades poluídas. O mosquito encontrou um verdadeiro viveiro, já que não foi difícil encontrar pontos abandonados com água.

Problema que, como outros citados, tem consequências que visitam a nossa casa. Infelizmente muitos não nos lembramos da causa de tamanha desgraça, não relacionamos as ações inconsequentes que adotamos a cada dia com o que acontece em nossas vidas.

Não existe “aqui dentro” e “lá fora”, não estamos separados, tudo o que você entrega retorna para você, e isto não é misticismo, é o óbvio.

No momento, nós humanos desenvolvemos um estilo de vida que é dedicado à destruição do planeta e de nós mesmos.  Será que merecemos o planeta em que vivemos e tudo o que a terra generosamente oferece? E vai oferecer até quando, já que estamos destruindo cada parte da nossa casa?

 

Tags: ESlixoSerra
Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

3 horas atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

3 horas atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

4 horas atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

5 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

6 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

13 horas atrás