
Uma residência na Serra recebe todos os dias a ilustre visita de um ‘carinha’ que já virou amigo da família. Trata-se de um lagarto, um teiú, que diariamente vai até uma casa no bairro Praia de Capuba dar um passeio, encher a barriga e descansar tomando um sol.
A casa em questão possui muitas galinhas e o Teiú vai até o local para se deliciar com os ovos das aves.
O dono da residência que não quis se identificar por temer que alguém queira caçar o réptil, disse que o animal vem e vai sempre que quer. “Temos muitos animais por aqui. Cobras, lagartos, macaquinhos, muitos pássaros. Moramos próximo a um rio e tem muito árvore. Com a expansão imobiliária, os animais estão perdendo o habitat natural deles, então o que podemos fazer para preservá-los, nós fazemos”, revelou.
O visitante é um réptil adulto e tem menos de um metro de comprimento. Os teíus são ariscos e apesar da aparência hostil, eles são inofensivos e só atacam para se defender, caso se sintam ameaçados.
Um teiú pode se alimentar de praticamente tudo. Onívoros, na natureza eles costumam se alimentar de folhas, frutos, insetos, ovos, pequenos roedores e aves. Em condições adequadas, o teiú cresce bastante, podendo alcançar quase um metro e meio de comprimento e pesar até 5 quilos.
Enquanto as cobras e aves predatórias comem muitos lagartos de tamanho médio e os filhotes e ovos das espécies maiores, os felídeos e mamíferos pequenos como os coatis, podem matar os lagartos maiores.