Um lagarto teiú foi resgatado na manhã desta sexta-feira (24) dentro uma residência no bairro Maria Niobe, na Serra. Segundo a moradora do local, o animal estava na escada.
De acordo com um agente da Fiscalização Ambiental da Serra, que prefere não ter a identidade revelada, uma moradora entrou em contato solicitando o resgate do réptil. O animal estava sem ferimentos e saudável. Por isso, os fiscais o liberaram nos entornos da Lagoa Jacunem.
Visitantes recorrentes dos serranos
Não é a primeira vez que um teiú visita uma residência na Serra. Em 2022, o Tempo Novo noticiou sobre o caso de um teiú que visitava a mesma casa todos os dias em Praia de Capuba para comer ovos de galinha caipira.
Os teíus são ariscos e apesar da aparência hostil, eles são inofensivos e só atacam para se defender, caso se sintam ameaçados. Um teiú pode se alimentar de praticamente tudo. Onívoros, na natureza eles costumam se alimentar de folhas, frutos, insetos, ovos, pequenos roedores e aves. Em condições adequadas, o teiú cresce bastante, podendo alcançar quase um metro e meio de comprimento e pesar até 5 quilos.
Enquanto as cobras e aves predatórias comem muitos lagartos de tamanho médio e os filhotes e ovos das espécies maiores, os felídeos e mamíferos pequenos como os coatis, podem matar os lagartos maiores.