Categories: Economia

Lagoa Juara vai ganhar restaurante flutuante

Projeção de como deve ser o restaurante. Imagem: Espaço Projetado

A Serra deve ser o primeiro município capixaba a ter um restaurante flutuante. É que um dos sócios do empreendimento, o empresário Anderson de Matos Barbosa, confirmou o projeto previsto para ser instalado na lagoa Juara, em frente à Praça da Tilápia em Jacaraípe, onde existe a sede da Associação de Pescadores e outros restaurantes.

A notícia já havia sido dada com exclusividade por Tempo Novo em 2015 na entrevista do presidente do Bandes, Luiz Paulo Velloso Lucas, que revelou que a instituição estava avaliando concessão de crédito para o projeto.

A previsão de Anderson é que o restaurante seja instalado até setembro. “Estamos esperando a liberação da Marinha, do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O restaurante será em formato de barco. Vamos investir algo em torno de R$ 250 a 300 mil e gerar cerca de 20 empregos diretos”, acrescenta.

Segundo o empresário, a casa será dedicada aos frutos do mar e à tilápia, que é produzida em tanques rede na Juara Associação de Pescadores da lagoa. “Espero que esse novo projeto possa incrementar o turismo na região, que já virou referência com a produção de tilápia e com os restaurantes instalados ali. A ideia é fazer parceria com o poder público para criarmos um circuito turístico e gastronômico dedicado à tilápia. Quem sabe o local não vire a llha das Caieiras da Serra”, aposta Anderson.

Do escritório Espaço Projetado, a arquiteta Rayssa Lomar Mendanha é a responsável pelo lay out do restaurante, que terá formato de barco. “Serão 219 m2 com salão de refeição, bar, banheiro e cozinha. Na parte externa haverá cobertura, mas com as laterais abertas para que o público possa apreciar a paisagem. A ideia é de integração com a lagoa”, explica.

Segundo Rayssa todo óleo utilizado será recolhido e o esgoto armazenado para ser destinado à rede da região. Por isso não haverá qualquer lançamento de resíduo na Juara. O projeto prevê ainda captação de água da chuva e instalação de placas fotovoltaicas no teto para uso de energia do Sol.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

10 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

10 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

11 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

12 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

13 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

13 horas atrás