Categories: Economia

Lagoa Juara vai ganhar restaurante flutuante

Projeção de como deve ser o restaurante. Imagem: Espaço Projetado Projeção de como deve ser o restaurante. Imagem: Espaço Projetado
Projeção de como deve ser o restaurante. Imagem: Espaço Projetado

A Serra deve ser o primeiro município capixaba a ter um restaurante flutuante. É que um dos sócios do empreendimento, o empresário Anderson de Matos Barbosa, confirmou o projeto previsto para ser instalado na lagoa Juara, em frente à Praça da Tilápia em Jacaraípe, onde existe a sede da Associação de Pescadores e outros restaurantes.

A notícia já havia sido dada com exclusividade por Tempo Novo em 2015 na entrevista do presidente do Bandes, Luiz Paulo Velloso Lucas, que revelou que a instituição estava avaliando concessão de crédito para o projeto.

A previsão de Anderson é que o restaurante seja instalado até setembro. “Estamos esperando a liberação da Marinha, do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O restaurante será em formato de barco. Vamos investir algo em torno de R$ 250 a 300 mil e gerar cerca de 20 empregos diretos”, acrescenta.

Segundo o empresário, a casa será dedicada aos frutos do mar e à tilápia, que é produzida em tanques rede na Juara Associação de Pescadores da lagoa. “Espero que esse novo projeto possa incrementar o turismo na região, que já virou referência com a produção de tilápia e com os restaurantes instalados ali. A ideia é fazer parceria com o poder público para criarmos um circuito turístico e gastronômico dedicado à tilápia. Quem sabe o local não vire a llha das Caieiras da Serra”, aposta Anderson.

Do escritório Espaço Projetado, a arquiteta Rayssa Lomar Mendanha é a responsável pelo lay out do restaurante, que terá formato de barco. “Serão 219 m2 com salão de refeição, bar, banheiro e cozinha. Na parte externa haverá cobertura, mas com as laterais abertas para que o público possa apreciar a paisagem. A ideia é de integração com a lagoa”, explica.

Segundo Rayssa todo óleo utilizado será recolhido e o esgoto armazenado para ser destinado à rede da região. Por isso não haverá qualquer lançamento de resíduo na Juara. O projeto prevê ainda captação de água da chuva e instalação de placas fotovoltaicas no teto para uso de energia do Sol.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Chuva provoca dois acidentes na Norte-Sul, na Serra

Os acidentes aconteceram na avenida Norte Sul, na manhã desta quinta-feira (8). Crédito: Divulgação Dois acidentes foram registrados na manhã…

28 minutos atrás

Serra +Cidadã: evento chega em Central de Carapina neste sábado (10)

A 25ª edição do Serra+Cidadã acontece neste sábado (10), na EMEF Antônio Vieira de Rezende, em Central Carapina. Das 8h…

45 minutos atrás

Procon Serra orienta sobre as compras de Dia das Mães

Avenida Central de Laranjeiras, um dos bairros que concentram grande número de comércios na Serra. pequenos negócios na Serra. Foto:…

1 hora atrás

Traficante foi executado com 27 tiros em Laranjeiras a mando do Comando Vermelho

O traficante foi morto dentro de um carro em rua de Parque Residencial Laranjeiras, na Serra. Crédito: Divulgação A motivação…

1 hora atrás

IPTU 2025 na Serra: última semana para conseguir isenção e desconto na taxa

Foto: Dayana Souza Os contribuintes da Serra, sejam pessoas físicas ou empresas, devem ficar atentos ao vencimento da primeira parcela…

1 hora atrás

Jovem é esfaqueado e morto pelo padrasto após discussão na Serra

Crédito: Divulgação Um jovem de 23 anos morreu após ser esfaqueado pelo padrasto, de 41, durante uma briga no último…

2 horas atrás