Categories: Meio Ambiente

Lama da barragem da Samarco pode chegar ao ES nesta segunda (09)

O abastecimento de Colatina, que já estava prejudicado com a seca do Rio Doce, pode ser suspenso. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Colatina

 

Clarice Poltronieri

Os resíduos da extração de minério de ferro que vazaram com o rompimento da barragem da Samarco ontem (05) em Mariana, Minas Gerais, já chegaram ao rio Doce e devem atingir Colatina e Linhares na próxima segunda (09). É o que afirma o boletim do CPRM/ Serviço Geológico do Brasil que foi publicado nesta sexta (06).

Segundo o boletim, na estação de Colatina, os resíduos devem chegar por volta da tarde da segunda-feira (09); em Linhares, a previsão é para a noite de segunda para terça. A orientação do Comitê da Bacia do Rio Doce é que a população tenha reservatórios de água, pois não se sabe as condições que a lama chegará e se será possível captá-la e tratá-la.

“Acabamos de receber o boletim da Bacia do Rio Doce. Se a lama chegar muito intensa, não terá como captar água para distribuir. Esperamos que chegue branda”, disse Luciana Vieira, funcionária do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear).

O jornal mineiro O Tempo noticiou que na cidade de Rio Doce, em Minas Gerais, cerca de 100 km de distância do local do acidente, o manancial já foi atingido.

A reportagem acionou a Samarco e a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), mas as assessorias de imprensa ainda não deram retorno. A assessoria do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) disse que o acompanhamento é realizado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e que o Iema só será acionado  se os rejeitos atingirem a porção do Rio Doce localizada no Espírito Santo.

Já a assessoria de imprensa da Superintendência Regional do Ibama no ES, falou que a situação não é de competência do órgão, mas do MMA (Ministério do Meio Ambiente)/ ANA (Agência Nacinal das Águas). A reportagem já solicitou posicionamento desses órgãos.

O acidente

A ruptura da barragem Fundão, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, Minas Gerais, ocorreu na tarde desta quinta (5) por volta das 15h30. Duas mortes já estão confirmadas e há pelo menos treze pessoas desaparecidas.

O engenheiro civil da Samarco, Germano Silva Lopes, em entrevista coletiva no local, informou que ainda desconhecem as causas do acidente e que um tremor foi sentido cerca de uma hora antes da ruptura. “De imediato, fomos até ao local para fazer inspeções e constatamos que, naquele momento, a barragem não apresentava nenhuma anomalia. Nós não sabemos como se deu o processo de ruptura e foi um momento muito rápido”, afirmou.

As proprietárias da Samarco são a australiana BHP e a mineradora Vale. Esta última é dona de lavras de extração de minério em Itabirito,  outra cidade mineira nas cabeceiras do rio Doce. O acidente ambiental causou repercussão internacional e pode ter sido o pior que já ocorreu em Minas Gerais.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

1 dia atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

1 dia atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

1 dia atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

2 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás