Clarice Poltronieri
A lama derramada pelo rompimento da barragem da Samarco (Vale + BHP Billiton) em Mariana – MG já está muito perto da parte do oceano Atlântico que pertence ao município da Serra. Segundo o monitoramento dos órgãos que acompanham os desdobramentos do crime ambiental, a parte menos densa da sujeira já está no limite entre Aracruz e Fundão. Porém a uma certa distância das praias.
Por estar em menor concentração, fica difícil visualizar pois a lama pode ser confundida com a turbidez natural do oceano. Mesmo assim a situação preocupa o município já que o rio Doce segue jogando a sujeira no mar e não há previsão de quando isto deve parar. Até porque a Samarco sequer conseguiu estancar o derramamento em Mariana, onde os rejeitos da extração de minério continuam descendo para o rio Doce.
O último sobrevoo de técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) realizado na manhã desta terça no litoral norte do ES (22) mostra que a “pluma”(parte menos densa) da lama já está na divisa entre Aracruz e Fundão, na altura da Área de Proteção Ambiental (Apa) Costa das Algas. Além desta reserva marinha, a sujeira já atingiu o Refúgio da Vida Silvestre de Santa Cruz e a Reserva Biológica de Comboios.
Segundo o Iema, até 12h desta terça (22), a lama menos densa ocupava uma área total de 52,8 km², sendo 3,5 km ao norte da foz do rio Doce, em Regência; 4,2 km ao leste (mar adentro) e 16,5 km ao sul, em direção ao litoral serrano.
Já a lama de média concentração, ocupava 42,5 Km² no mar, sendo 2,5 km ao norte; 13,3 km ao sul e 2,7 km a leste. Por sua vez a de alta concentração, que está mais próxima à foz do rio em Regência, atingiu área total de 10,3km2, sendo 01 km ao norte, 3,2km ao sul e 1,5km a leste. Os dados podem ser vistos no relatório executivo de monitoramento da pluma na Foz do Rio Doce e são referentes ao monitoramento feito nesta terça (22).
Confira o relatório no endereço http://www.governancapelodoce.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Relatorio-Executivo_Foz-do-Rio-Doce-22-12-2015.pdf
Impacto chega ao Piraqueaçu em Aracruz
Na última segunda (21) a prefeitura de Aracruz informou que uma pluma (parte menos densa) da lama havia chegado ao rio Piraqueaçu, em Aracruz, e estava próxima ao litoral da cidade.
Na manhã desta terça (23), uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) de Aracruz fazia o monitoramento da área litorânea entre Santa Cruz e Barra do Riacho em uma embarcação e constatou que a água estava limpa.
Sobre a chegada da lama no litoral da Serra, ainda não há previsão, mas a Prefeitura está acompanhando.
“Fazemos parte do grupo Governança pelo rio Doce e os dados oficiais divulgados hoje informam que não é possível dizer ainda qual é a visibilidade do início dessa pluma superficial. Eu posso afirmar que ela ainda não está na Serra. O barco deve descer amanhã ou ainda neste feriado para monitorar. Mas temos ido por terra a Nova Almeida para ver se há contato visual. A pluma está distante da costa. E estamos com barco preparado para, se houver qualquer vestígio de chegada, irmos até lá identificar o material”, disse a secretária de Meio Ambiente da Serra, Andrea Carvalho.
O grupo Governança pelo rio Doce envolve órgãos federais, estaduais e municipais, além da Samarco das empresas estaduais e municipais de saneamento, criado para acompanhar os desdobramentos do crime ambiental.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…