Categories: Meio Ambiente

Lama da Samarco pode ampliar proibição da pesca no ES

 

Rio Doce com lama de rejeito de minério da Samarco: peixes e camarões do litoral do ES estão contaminados com metais pesados. Foto: Cassiano de Luca

Bruno Lyra

O Ministério Público Federal (MPF), através da Força Tarefa que investiga os efeitos da tragédia/crime ambiental do rompimento da barragem da Samarco (Vale + BHP) em Mariana – MG há cinco meses, recomendou nesta quinta – feira (31) que seja ampliada a restrição de pesca no litoral do Espírito Santo.

A medida visa proteger a saúde da população e dos pescadores após a divulgação do resultado das primeiras análises em peixes e outros organismos marinhos na região, que apontam contaminação por metais pesados – arsênico, chumbo, cádmio em índices que chegam a 140 vezes acima do limite seguro. Desde janeiro, a pesca está proibida em Degredo, cerca de 40 km ao norte da foz do rio Doce em Linhares e Barra do Riacho, que está a 40 km ao sul, já em Aracruz.

A assessoria do MPF diz que o novo perímetro de proibição deverá ser definido pelo órgãos competentes. O Ministério Público pede também que a Samarco, o Ibama e o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) deem ampla publicidade sobre a contaminação, em especial das espécies de valor econômico como o peroá, o camarão e o linguado.

O MPF também pede que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária monitore a venda de peixes na região; que o Governo Federal dê auxílio financeiro emergencial aos pescadores, e que a Samarco e suas controladoras Vale e BHP Billiton façam ressarcimento de todos os gastos públicos.

Os primeiros resultados divulgados no início da semana foram obtidos em coletas grupo que envolve instituições públicas e privadas, além das universidades que vêm acompanhando a evolução dos impactos da lama de rejeito de minério no rio Doce e no Mar.

Coordenador do laboratório de Ecotoxicologia da Universidade Federal do Rio Grande, Adalto Bianchini, é um dos responsáveis pela análise. Segundo ele, os peixes e camarões foram coletados na foz do rio Doce, na região de Barra Nova em São Mateus – ES, nas reservas marinhas de Santa Cruz em Aracruz e na Costa das Algas, que chega até Capuba, na Serra.

“Este é um primeiro retrato da situação. É preciso, buscar novas amostras e de mais espécies. Uma nova expedição de coleta vai acontecer entre abril e maio. O monitoramento que deve durar pelo menos 10 anos. Houve um caso semelhante na Índia onde a área atingida demorou 20 anos para ser recuperar”, explica Bianchini.

 

Tags: lamaSamarco
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Sábado tem bazar com roupas masculinas, femininas e infantis a partir de R$ 2 na Serra

O bazar será realizado das 9h às 14h, na Rua Beethoven, 270, e contará com roupas masculinas, femininas e infantis.…

12 minutos atrás

Réveillon em Manguinhos com seis horas de open bar e shows com Prakatun e 80+

O Réveillon em Manguinhos, na Serra, promete uma celebração especial no Espaço Chico Bento, e uma das atrações é a…

43 minutos atrás

Casa da Rosa abre inscrições para curso de bordado na Serra

As aulas de “Bordado à Mão Livre para Iniciantes” serão realizadas todas as quartas-feiras, das 9h às 11h, na Casa…

2 horas atrás

Atenção, motoristas! Novos radares já estão multando em rodovia da Serra

Atenção, motoristas! Os novos radares já estão multando na Rodovia das Paneleiras, na Serra. Crédito: Gabriel Almeida Os novos radares…

2 horas atrás

Justiça manda soltar jovem que matou padrasto para ‘vingar a mãe’ na Serra

A Justiça mandou soltar o jovem que matou o padrasto para ‘vingar a mãe’ na Serra. Crédito: Divulgação Um caso…

5 horas atrás

Banda marcial de escola da Serra participa de concurso em São Paulo

A banda marcial foi fundada em abril de 2010 pelo maestro Jefferson Souza está ligada à Emef Manoel Carlos de…

5 horas atrás