Categories: Economia

Lama da Vale derruba produção industrial no ES e impacta Serra

Instalações da Vale no Complexo de Tubarão, localizado entre Vitória e Serra. Foto: Divulgação/Vale

O rompimento da barragem de rejeitos da mineração da Vale em Brumadinho  – MG em janeiro de 2019 afetou a indústria no Espírito Santo e, consequentemente, a economia da mais industrializada cidade do estado, a Serra. Dados do IBGE apresentados na última terça-feira (11) pela Federação das Indústrias do ES (Findes) apontam retração de 15,7% na produção industrial capixaba em 2019. Número muito acima do desempenho da produção industrial em todo o Brasil, que teve recuo de 1,1% no mesmo período, conforme o IBGE a queda também está diretamente relacionada ao rompimento da barragem da Vale.

Isoladamente, a indústria extrativa mineral – segmento onde atua a Vale – teve queda ainda maior no Espírito Santo, com recuo de 21,1% em relação a 2018. Situação muito sentida na Serra, uma vez que além de abrigar parte das atividades da Vale no Complexo de Tubarão e abrigar trecho final da ferrovia Vitória – Minas por onde vem o minério de ferro extraído em Minas Gerais, o município também tem instalações da ArcelorMittal Tubarão, gigante do aço cuja produção depende do insumo fornecido pela Vale. A unidade da ArcelorMittal reduziu sua produção ao antecipar a paralisação de um dos seus auto-fornos para obras em razão da menor oferta de minério de ferro.

A produção industrial do Espírito Santo já vinha sofrendo desde a paralisação da Samarco (Vale + BHP Billiton) no final de 2015, com o rompimento da barragem da mineradora em Mariana – MG. Apesar do complexo portuário e de pelotização da Samarco ficar em Anchieta, no sul do ES, a Serra foi muito afetada, pois empresas instaladas na cidade eram fornecedoras ou prestavam serviços à Samarco.

Segundo estimativa da Findes, por conta da paralisação, feita no final de 2016, só na Serra deixaram de circular R$ 300 milhões/ano, o que gerou demissão de 350 pessoas. Há expectativa do retorno da Samarco no 2º semestre de 2020, mas com produção reduzida.

Mineradora diz que trabalha para restabelecer estoques

Em nota a Vale informou que sua produção de finos de minério recuou 21,5% e a de pelotas 24,4% ano passado em relação a 2018. Segundo a assessoria de imprensa da mineradora, os números são da produção em todo o país. A empresa disse ainda que trabalha para retomar e estabilizar a sua produção e espera restabelecer seus estoques em 2020. Informa também que as chuvas em Minas Gerais estão impactando a produção e que a epidemia de coronavírus na China também pode ter reflexo na exportação de minério.

Celulose tem declínio ainda mais expressivo

Outro pilar da economia capixaba, a produção de celulose branqueada de eucalipto, também teve forte queda em 2019 e ajudou a derrubar o desempenho da indústria no ES. De acordo com os dados do IBGE, o tombo da produção ano passado foi de 31% em relação a 2018, que também já vinha com desempenho negativo. A única fábrica de celulose do ES fica em Barra do Riacho, Aracruz, e em janeiro do ano passado foi comprada pela Suzano. A empresa já foi Fíbria e, antes disso, se chamava Aracruz Celulose.

Na Serra, a Suzano tem cerca de 5 mil hectares de terra (o equivalente a 9% de todo o território do município), onde mantém eucaliptais em pelo menos metade dessa área.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Super chuva com granizo e vendaval causa destruição em Nova Almeida na Serra

Crédito: Divulgação A região de Nova Almeida, na Serra, foi duramente atingida por uma forte tempestade na noite desta quinta-feira…

11 horas atrás

Estudantes podem solicitar isenção de taxa do Enem a partir de segunda-feira (14)

O Enem acontece anualmente. Foto: Agência Brasil Tem início na próxima segunda-feira (14), o período para que estudantes da 3ª…

15 horas atrás

Atleta da Serra conquista bronze no Mundial Escolar de Taekwondo, na Sérvia

Aos 14 anos, o morador da Serra, Ebson foi o único capixaba a integrar a seleção brasileira de taekwondo escolar…

17 horas atrás

Via Sacra será encenada pelas ruas de Central Carapina e terá participação de 100 pessoas

Das 8h30 às 10h, da terça (15), será realizada mais uma edição da Via Sacra comunitária, que neste ano traz…

17 horas atrás

Vale firma acordo para usar esgoto reciclado de Vitória e reduzir uso de água do rio na Serra

Crédito: divulgação. A crise hídrica, que é uma questão estruturante e tende a se agravar, embora seja um problema global…

18 horas atrás

GWLider apresenta o novo GWM Tank 300, seu SUV de luxo

A espera acabou! Após muita expectativa, a GWM lançou oficialmente seu quarto modelo no Brasil. Desde que a marca chegou…

19 horas atrás