Categories: Notícias

Lama de dragagem gera riscos em Jacaraípe

Margens degradadas. Mangues e matas ciliares foram retirados.
No detalhe, a lama acumulada nas margens do rio Jacaraípe. Foto: Renato Ribeiro

Por Renato Ribeiro

As obras de dragagem do rio Jacaraípe, têm gerado grande impacto para os moradores da região. É que a lama que está sendo retirada do rio está sendo depositada nas margens, próximo às casas. Além da poeira constante e obstrução de vias, a preocupação maior dos moradores é que a sujeira volte para o rio em caso de chuva forte e piore os alagamentos.

O morador Pedro Jefferson Miranda, relata que já foram encaminhados ofícios a Prefeitura, pedindo a retirada da lama. “A obra é muito importante para os moradores. Porém, é uma tragédia anunciada deixar os sedimentos nas margens do rio. Se chover forte, as consequências serão desastrosas”, completou.

Para o ambientalista e morador da região, Claudiney Rocha, o recolhimento dos sedimentos deveria ocorrer logo após sua retirada do Rio, o que evitaria riscos para a comunidade e para o meio ambiente.

“Se houver uma tromba d’água na região de afluentes da lagoa Juara, o alagamento pode ser ainda pior do que o já vivenciado pelos moradores. É como se jogasse uma pedra dentro de um copo d’água”, explica.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, a lama será retirada das margens do rio, que passará por recuperação ambiental. Porém não informou prazo.

Nos trechos mais próximos à ES 010, as margens receberão ciclovia e calçada. A assessoria acrescentou que a obra de macrodrenagem do Rio Jacaraípe beneficiará cerca de 40 mil moradores de 16 bairros e passa atualmente pela etapa de dragagem, desassoreamento e alargamento. O custo é de R$ 10 milhões e o dinheiro veio do Ministério das Cidades.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

4 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

4 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

4 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

5 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

21 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

23 horas atrás