A lama dos rejeitos de minério da Samarco (Vale + BHP Billiton) que segue descendo pelo devastado rio Doce já entrou cerca de 20 km mar adentro, viajou 30 km na direção norte e já percorreu 5 km na direção sul do litoral capixaba.
As informações são da assessoria do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), cujos técnicos fizeram um sobrevoo na tarde desta terça (24) sobre a área atingida. A assessoria explicou que os números são aproximados.
Na direção sul está o litoral da Serra. A distância entre Nova Almeida e a foz do rio Doce em Regência, Linhares, é de aproximadamente 58 km, segundo medição feita no Google Earth. Com os 5 km que já percorreu nessa direção, a lama já está a pouco mais de 50 km do litoral da cidade.
A maior distância percorrida foi na direção norte até agora, porque desde a chegada da lama na foz do rio no último sábado (21) uma frente fria com ventos sudeste e leste atuam no litoral do ES. Se o vento virar para a direção nordeste, a tendência são os resíduos virem mais para o sul.
O governo Federal não tem clareza de quando a lama deve parar de chegar ao litoral. Em visita ao ES nesta segunda, a Ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, disse que enquanto durar o período chuvoso – que se estende até abril do ano que vem – é possível que a lama, que percorreu mais de 600 km de Minas até o ES, siga descendo.