Categories: Meio Ambiente

Lava jato em Parreiral limpa carro com 250 ml de água

O empresário Paulo Ribeiro aposta na maior exigência do consumidor por práticas mais sustentáveis. Foto: Renato Ribeiro

Por Renato Ribeiro

Imagine você lavar o seu carro com um copo de 250 ml de água? Parece mentira, mas não é. A prática está disponível no mercado e na Serra já há lava jato que faz isso. Um deles fica em Chácara Parreiral.

De acordo com o proprietário, Paulo Roberto Ribeiro, a técnica é chamada de lavagem ecológica a seco, onde é utilizado um produto biodegradável diluído num copo de água que é aplicado no veículo com um borrifador. Após a aplicação, utiliza-se um pano de microfibra para retirar a poeira que sai junto do produto e dá brilho ao automóvel.

O melhor disso tudo, que além de economia de água, o valor da limpeza para o cliente é o mesmo de uma lavagem tradicional, que é de R$ 30,00.  Segundo Paulo a técnica deixa o carro mais limpo que a técnica convencional, mesmo utilizando cerca de 1% de água que esse tipo de lavagem.

“Um lava jato que utiliza uma lavadora (bomba) industrial de alta pressão, gasta em média  200 litros de água para limpeza de um carro. Na lavagem ecológica a seco, gasta-se de 200 a 250 ml de água apenas, em menos tempo de serviço. O produto biodegradável que é aplicado na lataria para retirar a sujeira é o mesmo que dá o brilho no veículo e protege a pintura”, disse o proprietário.

Ainda segundo Paulo, além de mais ecológica e eficiente, a lavagem a seco representa uma redução importante no valor da conta de água. “Diante da crise hídrica, eu já havia substituído as bombas industriais por bombas domésticas, o que reduziu drasticamente o consumo de água do lava jato. Com o uso da lavagem ecológica, essa redução passou a ser de 60 a 70%”, concluiu.

Cliente do Lava Jato, o engenheiro eletricista Otávio Rizzoli aprovou a iniciativa. “Tudo que busca a preservação do meio ambiente deve ser exaltado. Fui um dos primeiros clientes a lavar o carro com a utilização do produto, e nunca mais lavei do modo tradicional. Se cada um fizer a sua parte, podemos reverter o quadro de escassez dos nossos recursos hídricos”, finalizou.

O lava Jato conta ainda com o processo de tratamento dos seus efluentes, através de caixa de separação água, óleo e resíduos, evitando que a água seja descartada fora dos padrões previstos em lei.  Segundo o proprietário, o próximo passo é o reuso de pelo menos 80% da água utilizada nas atividades.

O lava jato Lavauto fica no bairro Chácara Parreiral e funciona de segunda a sábado de 08h às 18h.  O contato é no tel 99942 – 8948.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Corpo é encontrado ao lado de moto na Serra

DHPP da Serra. Foto: Divulgação/PCES Neste sábado (18), o corpo de um homem foi encontrado no bairro Central Carapina, na…

4 horas atrás

Morador da Serra é morto a tiros em festa de Fundão

O jovem foi morto próximo ao Parque de Exposições/ Reprodução ES NA FITA Um jovem de 18 anos, morador da…

6 horas atrás

Peixe frito, moqueca e pedalinho são opções de diversão na Serra

Na Lagoa Juara, na Serra, os restaurantes possuem comida boa, além de diversão nos pedalinhos. Crédito: Divulgação Se você está…

6 horas atrás

Piscina natural, tirolesa e comida da roça nos restaurantes de agroturismo na Serra

Nos restaurantes do agroturismo da Serra, há muita comida boa, piscina natural, tirolesa e outras diversões. Crédito: Divulgação Já imaginou…

8 horas atrás

Moradora da Serra tem 90% do corpo queimado  durante incêndio em apartamento

Crédito: Divulgação Na noite de terça-feira (17), uma mulher de 44 anos sofreu queimaduras em 90% do corpo após um…

1 dia atrás

Policiais perdem o controle e viatura invade casa na Serra

A ocorrência gerou preocupação, mas felizmente não houve vítimas fatais. Crédito: Divulgação Na noite dessa sexta-feira (17), uma viatura da…

1 dia atrás