O Espírito Santo conta com a política pública de conscientização de proteção e combate ao Papilomavírus Humano (HPV). O programa tem foco na conscientização, imunização, diagnóstico e tratamento da doença no território capixaba e foi instituído por meio da Lei Estadual 12.355/2025, de autoria do deputado estadual Zé Preto (PP).
O objetivo, segundo o texto da Lei, é garantir acesso da população ao atendimento médico e ampliar taxas de vacinação para evitar a propagação do vírus que pode causar o câncer do colo do útero.
Para justificar a iniciativa, o parlamentar explicou que o HPV é a infecção viral mais comum do trato reprodutivo no mundo e que 80% das pessoas sexualmente ativas serão infectadas em algum momento. A transmissão ocorre pelo contato com a pele ou mucosas infectadas e é uma das principais causas de câncer do colo do útero.
Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) indicam aproximadamente 400 novos casos por ano no ES. “As taxas de incidência e o número de novos casos são importantes para estimar a magnitude da doença no território e programar ações locais”, disse Zé Preto.