Por Bruno Lyra
O cumprimento da lei de fechamento dos bares e casas noturnas da Serra após 01h vai ser cobrado após o Carnaval. A informação é do Secretário de Defesa Social do município Nylton Rodrigues, que também é coronel da Polícia Militar e principal defensor da medida.
Segundo Nylton a partir do próximo dia 23 de fevereiro haverá fiscalização nos bares e casas noturnas, que só poderão funcionar após 01h com autorização especial da Prefeitura. Para obtê-la os donos dos bares terão que ter isolamento acústico, contratar seguranças e ter câmeras internas e externas de videomonitoramento que armazenam imagens por pelo menos 30 dias.
A lei foi sancionada nesta terça (06) pelo prefeito Audifax Barcelos (PSB). “O prefeito tem prazo de 30 dias para regulamentar. Depois disso daremos mais publicidade para que todos os comerciantes possam ter ciência da medida, que é uma das ações previstas em nosso plano de enfrentamento da violência”, explica Nylton.
Segundo o secretário será formada uma comissão para avaliar os pedidos de licença dos que quiserem funcionar após o horário previsto, analisando a documentação e vistoriando os bares. Questionado sobre a estimativa do tempo entre a solicitação e a obtenção da licença, Nylton afirmou que não é essa a preocupação.
“Até agora não houve nenhum interessado. Mas é preciso protocolar o pedido e esperar a avaliação da comissão, que ainda não foi formada. O certo é que seremos criteriosos e o tempo para dar a licença não é a preocupação”, frisa.
Pedido
Desde o anúncio da medida, no final do ano passado, a Lei vem sendo criticada por empresários do setor. Muitos consideram que os custos para adequação são inviáveis e pedem mais tolerância.
É o caso de Nico Moratti, dono do Bar do Nico, que possui filiais em Jacaraípe e Morada de Laranjeiras. “A medida não nos atinge tanto, pois fechamos nossa cozinha à 01h. Mas alguns clientes se estendem um pouco mais e fica complicado mandá-los embora. Peço a prefeitura que seja um pouco flexível”.