Categories: Economia

Lei gera até 50% de queda no faturamento de bares

Empresários e músicos de estabelecimentos da Serra se reuniram para debater a medida que vem gerando uma grave crise para o setor. Foto: Fábio Barcelos

Desde o dia 23 de fevereiro, a noite serrana tem sido mais curta para os boêmios de plantão. Isso porque uma nova legislação diz que bares, boates e outros similares que comercializam bebida alcoólica só podem funcionar até 1h da manhã, sob pena de multa de até R$ 10 mil. A medida impactou mais de 600 estabelecimentos da Serra, sendo que alguns sofreram queda de até 50% no faturamento.

Para o presidente do Sindibares, Wilson Vettorazzo Calil, a Lei é autoritária e ineficaz. Ele destaca que a medida vem arrasando todo o setor de gastronomia e entretenimento na Serra e que vai comprometer todo o calendário de eventos, inclusive o Festival de Jazz e Blues e Manguinhos, que acontece neste fim de semana.

“Por conta da crise econômica, nosso setor já registra uma queda que, atrelada à nova Lei, está gerando demissões em massa, aumento do desemprego e inviabilizando a atividade do segmento. Como consequência, muitos empresários já fecharam as portas, enquanto outros, que tinham planos de se estabelecer no município, desistiram”, opina Calil.

No Bar do Nico, em Morada de Laranjeiras, o faturamento caiu em 50% após a Lei. O proprietário Antonio Rabi Morati, o Nico, diz que precisou demitir metade dos funcionários das duas unidades na Serra. “Além da perda financeira, tem o constrangimento de pedir aos clientes amigos que fechem a conta, devido ao horário e a possibilidade de multa. Se continuar assim, a ideia é fechar e partir para outro segmento”, lamenta.

A Prefeitura da Serra informou que não houve fechamentos de negócios do ramo, mas sim a abertura de um novo restaurante. Atualmente, registrados na Prefeitura, são 676 estabelecimentos que precisam se adequar.

 

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

7 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

15 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

15 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

16 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

16 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

17 horas atrás