Desde o dia 23 de fevereiro, a noite serrana tem sido mais curta para os boêmios de plantão. Isso porque uma nova legislação diz que bares, boates e outros similares que comercializam bebida alcoólica só podem funcionar até 1h da manhã, sob pena de multa de até R$ 10 mil. A medida impactou mais de 600 estabelecimentos da Serra, sendo que alguns sofreram queda de até 50% no faturamento.
Para o presidente do Sindibares, Wilson Vettorazzo Calil, a Lei é autoritária e ineficaz. Ele destaca que a medida vem arrasando todo o setor de gastronomia e entretenimento na Serra e que vai comprometer todo o calendário de eventos, inclusive o Festival de Jazz e Blues e Manguinhos, que acontece neste fim de semana.
“Por conta da crise econômica, nosso setor já registra uma queda que, atrelada à nova Lei, está gerando demissões em massa, aumento do desemprego e inviabilizando a atividade do segmento. Como consequência, muitos empresários já fecharam as portas, enquanto outros, que tinham planos de se estabelecer no município, desistiram”, opina Calil.
No Bar do Nico, em Morada de Laranjeiras, o faturamento caiu em 50% após a Lei. O proprietário Antonio Rabi Morati, o Nico, diz que precisou demitir metade dos funcionários das duas unidades na Serra. “Além da perda financeira, tem o constrangimento de pedir aos clientes amigos que fechem a conta, devido ao horário e a possibilidade de multa. Se continuar assim, a ideia é fechar e partir para outro segmento”, lamenta.
A Prefeitura da Serra informou que não houve fechamentos de negócios do ramo, mas sim a abertura de um novo restaurante. Atualmente, registrados na Prefeitura, são 676 estabelecimentos que precisam se adequar.
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…
O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…
O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…
A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…
Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…
A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…