Direito no Cotidiano

Lei municipal obriga os síndicos a denunciarem violência doméstica nos condomínios residenciais da Serra

A Lei Municipal nº 5.256/21 parece ter passado despercebida para o grande público, principalmente porque em 2021 as atenções ainda estavam voltadas às medidas de prevenção contra a Covid-19.

Versa a referida Lei sobre a obrigatoriedade de comunicação dos condomínios residenciais e congêneres aos órgãos de segurança pública sobre a ocorrência ou indício de violência doméstica ou familiar contra a mulher, criança, adolescente ou idosos, em seu interior, no prazo de até 24h após a ciência do fato, sob pena de multa. Ainda, a obrigatoriedade de afixação, nas áreas de uso comum, de cartazes, placas, ou comunicados que informem sobre o disposto na Lei e incentivem os condôminos a notificar o síndico ou o administrador sobre possível ocorrência.

No parágrafo único se tem que a comunicação pode ser feito por qualquer meio, ou seja, na prática pode ser feita através de ligação ao CIODES (190), à delegacia especializada, notitia criminis (notícia do crime) em boletim de ocorrência presencial ou virtual, através de ligação ao 180 (central de atendimento à mulher) 181 (denúncia anônima), ou qualquer outro canal de comunicação disponibilizado pela Polícia Civil.

Deve-se ter atenção ao texto da Lei, já que a obrigatoriedade de comunicação se dá pela ocorrência de violência, ou por mero indício (suspeita) de que esteja ocorrendo alguma violência doméstica ou familiar. Ou seja, na dúvida, deve-se comunicar o fato pretensamente criminoso.

As punições previstas para os condomínios que não cumpram o que prevê a lei pode variar desde uma advertência, até multa que varia a partir da segunda autuação até o valor de R$ 500 (quinhentos reais), podendo ser agravada em até 3 (três) vezes em caso de reincidência.

Torna-se, também, obrigatória a afixação nas áreas de uso comum dos condomínios residenciais localizados no município de Serra, cartazes, placas ou comunicados que informem sobre o disposto nesta lei e incentivem os condôminos a notificar o síndico ou o administrador da ocorrência, ou do indício de ocorrência, de violência doméstica e familiar contra mulher, criança, adolescente, idoso ou pessoa com deficiência nas dependências do condomínio.

Por se tratar de Lei que traz obrigação aos responsáveis legais pelos condomínios residenciais e afins, tem-se a possibilidade de que além das medidas administrativas contra o condomínio, advenha responsabilização civil contra quem, por sua condição de responsável legal, tem o dever de agir através de comunicação aos órgãos de segurança pública.

São telefones úteis:

Delegacia da Mulher da Serra (DEAM/Serra): 3328-7212;

Plantão Especializado da Mulher (PEM): 3323-7212.

 

Cristiane Puppim

A autora é Advogada especialista em Direito Civil, com ênfase em direito imobiliário e condominial.

Últimas postagens

Uso de celulares por estudantes da rede estadual está proibido

Já está em vigor a nova legislação que regulamenta o uso de celulares nas escolas da educação básica no Espírito…

12 horas atrás

Câmara vota hoje prevenção e combate ao bullying nas escolas da Serra

Vereadores durante a primeira sessão ordinária de 2025. Crédito: Divulgação/Sanderson Almeida Deve ser votado durante a sessão desta segunda-feira (3),…

12 horas atrás

Serra lidera a geração de empregos em 2024 – confira as áreas que mais contrataram

Divulgação PMS Com dados de 2024 fechados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a Serra mostra mais uma vez que…

12 horas atrás

História e cultura de Nova Almeida são tema de documentário com lançamento em abril

Com lançamento previsto para abril de 2025, o documentário teve as gravações iniciadas em outubro do ano passado e conta…

13 horas atrás

Marcelo Santos é reeleito presidente da Assembleia Legislativa

O deputado Marcelo Santos foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa. Crédito: Divulgação O deputado Marcelo Santos, do União Brasil, seguirá…

13 horas atrás

Vereadores da Serra iniciam ano legislativo nesta segunda (3)

Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Gabriel Almeida A Câmara da Serra realiza nesta segunda-feira (3) a primeira sessão…

13 horas atrás