A pandemia afetou em cheio o estabelecimento de Maria Helana, sócia de um sítio voltado ao agroturismo na zona rural da Serra. Porém, em 2022, as perspectivas são bem mais positivas. A empresária planeja ampliar o negócio e contratar novos funcionários. Uma parte do otimismo de Helana é resultado da lei municipal que reduz em 3% a alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS), para serviços como hotelaria e eventos.
“Essa lei vai nos ajudar. Na pandemia, ficamos 45 dias fechados. É uma forma de minimizar os prejuízos e retomar o crescimento do setor”, comemora Maria Helana.
A lei que reduz o ISS dos estabelecimentos prestadores de serviços foi aprovada em dezembro de 2021 e começa a viger no início deste ano. Entre os setores beneficiados estão: salões de festas, centro de convenções, escritórios virtuais, “stands”, quadras esportivas, estádios, ginásios, auditórios, casas de eventos e espetáculos e parques de diversões.
“É o tipo de ajuda que o setor precisa. Com o incentivo, vou construir cabanas e contratar colaboradores”, explica a empresária.
Maria Helana: uma referência do turismo rural serrano
Helana é uma associada CDL Serra, e traz consigo uma verdadeira história de sucesso no setor de agroturismo. Administra há 20 anos o sítio Recanto Mestre Álvaro, estabelecimento que conta com espaços para eventos e cerimoniais, restaurante, piscina natural, casa de chá e recebe centenas de pessoas nos fins de semana.
O êxito nos negócios, porém, não chegou de forma repentina. Foi preciso muito trabalho e persistência: “Tudo começou em 2002. Tinha um comércio de roupas. Mas decidi passar a loja quando meu marido comprou a propriedade. Estava com filho pequeno, por isso, decidi me mudar para o sítio. A prefeitura então começou com um projeto de turismo rural. Então fiz um curso no Sebrae, no qual entendi o que realmente é agroturismo”, explica.
As atividades no sítio começaram com a venda de produtos, como compotas de doce e queijos. Mais tarde surgiu a ideia do restaurante: “no começo não foi fácil. Tivemos que jogar muita comida fora por falta de clientes. Mas, com os cursos e capacitações, o movimento aumentou. Hoje recebemos 1070 pessoas em um domingo!”
Helena Alana aconselha persistência para quem deseja seguir na área do turismo rural: “no início atendia apenas alguns funcionários da prefeitura e do Sebrae na varanda da casa. Hoje somos referência. Desistir de forma nenhuma”.
Casa de chá
O novo projeto do Recanto Mestre Álvaro promete encher os olhos. Trata-se e uma casa de chá com decoração aconchegante e perfeita para um café da tarde. “Nossa cabana do café está um luxo! Recomendo a visitação”, aconselha Helana.
O sítio Recanto Mestre Álvaro fica na rua Rod. Chico Prego, Serra Sede – Guaranhuns. Telefone:(27) 3099-7070.
Texto: Silvia Gonçalves
Prefeitura da Serra Inaugura a Revitalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Chácara Parreiral/ Foto: Samuel Chahoud Na…
De acordo com o Departamento de Posturas, na última semana do ano, feiras que funcionam às quartas serão antecipadas para…
O dia amanheceu nublado neste sábado (28) em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli O último sábado (28) e domingo (29)…
Estão com Saulinho os seguintes vereadores eleitos: Leandro Ferraço (PSDB); Pequeno do Gás (PSD); Cabo Rodrigues (MDB); Teilton Valin (PDT);…
Servidores da Serra terão reajuste no tíquete alimentação; anúncio deve ser feito pelo prefeito eleito, Weverson Meireles, e pelo prefeito…
A nova alíquota é válida a partir de janeiro A redução na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e…