A pandemia afetou em cheio o estabelecimento de Maria Helana, sócia de um sítio voltado ao agroturismo na zona rural da Serra. Porém, em 2022, as perspectivas são bem mais positivas. A empresária planeja ampliar o negócio e contratar novos funcionários. Uma parte do otimismo de Helana é resultado da lei municipal que reduz em 3% a alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS), para serviços como hotelaria e eventos.
“Essa lei vai nos ajudar. Na pandemia, ficamos 45 dias fechados. É uma forma de minimizar os prejuízos e retomar o crescimento do setor”, comemora Maria Helana.
A lei que reduz o ISS dos estabelecimentos prestadores de serviços foi aprovada em dezembro de 2021 e começa a viger no início deste ano. Entre os setores beneficiados estão: salões de festas, centro de convenções, escritórios virtuais, “stands”, quadras esportivas, estádios, ginásios, auditórios, casas de eventos e espetáculos e parques de diversões.
“É o tipo de ajuda que o setor precisa. Com o incentivo, vou construir cabanas e contratar colaboradores”, explica a empresária.
Maria Helana: uma referência do turismo rural serrano
Helana é uma associada CDL Serra, e traz consigo uma verdadeira história de sucesso no setor de agroturismo. Administra há 20 anos o sítio Recanto Mestre Álvaro, estabelecimento que conta com espaços para eventos e cerimoniais, restaurante, piscina natural, casa de chá e recebe centenas de pessoas nos fins de semana.
O êxito nos negócios, porém, não chegou de forma repentina. Foi preciso muito trabalho e persistência: “Tudo começou em 2002. Tinha um comércio de roupas. Mas decidi passar a loja quando meu marido comprou a propriedade. Estava com filho pequeno, por isso, decidi me mudar para o sítio. A prefeitura então começou com um projeto de turismo rural. Então fiz um curso no Sebrae, no qual entendi o que realmente é agroturismo”, explica.
As atividades no sítio começaram com a venda de produtos, como compotas de doce e queijos. Mais tarde surgiu a ideia do restaurante: “no começo não foi fácil. Tivemos que jogar muita comida fora por falta de clientes. Mas, com os cursos e capacitações, o movimento aumentou. Hoje recebemos 1070 pessoas em um domingo!”
Helena Alana aconselha persistência para quem deseja seguir na área do turismo rural: “no início atendia apenas alguns funcionários da prefeitura e do Sebrae na varanda da casa. Hoje somos referência. Desistir de forma nenhuma”.
Casa de chá
O novo projeto do Recanto Mestre Álvaro promete encher os olhos. Trata-se e uma casa de chá com decoração aconchegante e perfeita para um café da tarde. “Nossa cabana do café está um luxo! Recomendo a visitação”, aconselha Helana.
O sítio Recanto Mestre Álvaro fica na rua Rod. Chico Prego, Serra Sede – Guaranhuns. Telefone:(27) 3099-7070.
Texto: Silvia Gonçalves
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…
O mutirão irá ofertar atendimentos em diversas especialidades realizados por ordem de chegada Divulgação O projeto Cruz da Vida está…
Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…
O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…