Com o objetivo de regularizar o descarte adequado de materiais, como seringas e agulhas de uso doméstico, foi aprovado Câmara da Serra, um Projeto de Lei que diz que esse tipo de material deverá ser entregue em farmácias, drogarias ou em unidades de saúde da cidade.
Os estabelecimentos que comercializam e fornecem as seringas e agulhas ficam obrigados a fixar, em local visível de atendimento ao público, um cartaz informativo contendo orientações sobre a destinação correta das seringas no uso doméstico.
Pessoas que fazem uso diário de insulina, por exemplo, terão que se adequar a lei, caso o prefeito Audifax Barcelos sancione o projeto de lei.
O autor do projeto é o vereador Basílio da Saúde do Pros. ”O intuito é normalizar o descarte de agulhas e seringas no âmbito domiciliar para tratamento de patologias. Muitas pessoas fazem uso contínuo de medicamentos contínuos que devem ser injetados, o que acaba ocasionando uma grande quantidade de materiais perfuro cortantes que são descartados em meio a resíduos domésticos de qualquer jeito”, justifica ele.
Dedo furado ao recolher lixo
Em agosto deste ano, um coletor de lixo teve o dedo perfurado após pegar alguns sacos de lixo que continham várias seringas de insulina descartadas incorretamente, no barro Cidade Continental.
Na ocasião, a Prefeitura da Serra disse que a forma correta de descartar esse tipo de resíduo é entregando nas unidades de saúde. Também deu a dica para que em caso de descarte desse tipo de objeto com o lixo doméstico, o morador deve colocar a seringa dentro de uma lata ou garrafa fechada para evitar acidentes.