A delegada chegou
Na última quarta-feira (4), o PSC lançou oficialmente a pré-candidatura à prefeita da Serra da delegada Gracimeri Gaviorno. Mesmo a forte chuva que caiu não foi suficiente para afastar as centenas de pessoas que prestigiaram o evento, ocorrido no Clube da Boa Convivência em Laranjeiras. Além de populares e pré-candidatos a vereador pelo partido, houve a presença de boa parte da classe política da Serra – pelo menos metade dos parlamentares da Câmara -, além de representantes do prefeito Audifax Barcelos (Rede), secretários municipais, o deputado Alexandre Xambinho (ainda Rede), entre outros.
Aílton, o professor
Além de Gracimeri, que foi a estrela da noite, quem se destacou foi o vereador Aílton Rodrigues, presidente municipal do PSC e autor intelectual desse movimento pré-eleitoral. Mesmo em seu primeiro mandato, Aílton se consolidou como o vereador mais bem articulado da Câmara. E o lançamento de Gracimeri é prova disso, já que boa parte dos atuais vereadores sequer conseguiu fazer o dever de casa e tomar as rédeas de seus próprios partidos. Já Aílton não só tomou conta do PSC como montou uma chapa de vereadores competitiva e lançou uma delegada para disputar a Prefeitura da Serra. A sabedoria política que falta à maioria dos vereadores serranos parece sobrar em Aílton…
Salve-se quem puder
Enquanto uns já estão com a vida encaminhada, outros estão na correria para se salvar. Com os prazos se afunilando para a troca de partidos, o desenho partidário na Câmara da Serra começa a ganhar alguma forma. Nos corredores da Casa, há quem garanta que o presidente, Rodrigo Caldeira (Rede), estaria de malas prontas para o ninho tucano de Vandinho Leite. Já Nacib Haddad e Adriano Galinhão estão com os pés no PSB, de Bruno Lamas. Outro que segue nesta direção é Fabão da Habitação. Partidos com candidatos a prefeito preferem atrair alguns vereadores para fortalecer as legendas.
Família em 1º lugar
Menos no caso do deputado federal Sérgio Vidigal, já que seu partido, o PDT, limpou a chapa de vereadores para facilitar a atração de nomes novos. Entre os expulsos, está Fábio Duarte. Recentemente, ele disse ao TEMPO NOVO que a razão desse movimento do PDT é para acomodar o filho de Vidigal, Dudu Vidigal.
Homenagem merecida
Nessa semana, o vereador falecido, Cabo Porto, ganhou uma homenagem: a Arena Riviera se chamará Jucélio Nascimento Porto. O Projeto de Lei foi de autoria de todos os vereadores da Câmara e aprovado na sessão da última segunda-feira (2). O deputado Alexandre Xambinho também fez um projeto para dar o nome de Porto à futura ES-115, que será o Contorno de Jacaraípe, o qual o Governo do Estado prevê recomeçar as obras nesse ano.
Igor é meu preferido
O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais da Serra (Sermus), Oswaldino Luiz Marinho, encaminhou um ofício ao prefeito Audifax Barcelos sugerindo que seja o secretário Igor Elson o escolhido para sucessão da Prefeitura. Oswaldino argumentou que Igor faz um “brilhante trabalho” no município além de ser “jovem, de boa visibilidade, popular e com um curriculum adequado ao desempenho do cargo de prefeito”. Bom, a decisão é de Audifax, mas parece que Igor já ganhou um cabo eleitoral bom de briga!