Uma alimentação saudável faz a diferença no dia a dia, e cada refeição é uma escolha quanto aos benefícios e nutrientes que cada alimento pode proporcionar. E valendo desse dilema e com o intuito de esclarecer dúvidas quanto a melhores opções na alimentação para os moradores da Serra, a nutricionista da Secretaria de Assistência Social (Semas) da Serra, Thamyres Dal Col ministrou uma palestra no bairro Jardim Tropical, na última semana.
+ Cursos gratuitos de automaquiagem e design de sobrancelha para jovens da Serra
De acordo com as informações divulgadas, a temática do bate-papo foi “Segurança Alimentar: Como Fazer Boas Escolhas!” e o público alvo foram os beneficiários do Serra Social, Programa Municipal de Transferência de Renda que atende famílias em situação de extrema pobreza e pobreza. Ademais, o evento, que ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Jardim Tropical refletiu sobre tópicos como por exemplo a relação da saúde financeira com uma alimentação saudável.
De acordo com Thamyres, palestrante do evento, é importante que as orientações sejam aplicadas no dia a dia para que os benefícios almejados sejam alcançados.
“Os beneficiários do Serra Social têm autonomia para escolher o que querem comprar com o valor recebido. Essa palestra vem para mostrar e esclarecer a importância de se adquirir produtos saudáveis, que vão beneficiar o corpo e também o bolso. São sempre trabalhados vários assuntos e, como o benefício abrange a Segurança Alimentar, desenvolvemos esse conteúdo. A receptividade foi muito boa porque mostramos de forma visual e bem clara como se alimentar melhor e também economizando”, disse Thamyres.
Na palestra, foi apresentada a diferença nutricional entre os alimentos in natura, processados e ultraprocessados. Além disso, destacado o que de fato é uma alimentação saudável, valorizando a ingestão de vegetais, frutas, grãos integrais e proteínas saudáveis.
Confira as orientações na hora das compras
- Substitua margarina por Manteiga;
- Substitua extrato de tomate por molho caseiro;
- Substitua temperos prontos (Knorr, sazon) por ervas naturais;
- Substitua achocolatado por cacau em pó;
- Substitua refrigerantes e sucos industrializados por sucos naturais;
- Substitua biscoitos por bolos caseiros
- Leia sempre os rótulos dos alimentos: quanto menos ingredientes, melhor;
- Frequente a feira do seu bairro! Lá você encontra opções baratas e saudáveis.