Meio Ambiente

Lesmas gigantes invadem praia da Serra e preocupam banhistas

As lesmas foram encontradas na praia de Jacaraípe. Foto: Divulgação

A praia de Jacaraípe, na Serra, tem recebido visitantes inesperados durante os últimos dias. Trata-se de lesmas da espécie conhecida popularmente como ‘lebres-do-mar’ que tomaram conta da areia do balneário na última sexta-feira (19) e nesta quarta-feira (24). Os banhistas que flagraram a cena inusitada ficaram assustados e preocupados com os ‘bichinhos’. Estas lesmas variam de tamanho, mas podem chegar até 20 centímetros de tamanho.

O TEMPO NOVO conversou com biólogo da área, Cláudio Santiago, para sanar as dúvidas dos leitores. O primeiro ponto importante para se tratar, segundo o especialista, é a inofensibilidade. Segundo o biólogo, o bicho é chamado popularmente de lesma, ou ‘lebre-do-mar’, mas não é algo nocivo à saúde humana.

O segundo é sobre sua fase de reprodução – que está ocorrendo neste verão. Inclusive, esse é um dos principais motivos para a aparição destes animais em praias da Serra neste ano de 2021. Além disso, o aumento de algas, comum na estação mais quente do ano, e a maré ficando forte, também ajudam no espalhamento desses bichos pelas areias da praia.

“O nome popular é lebre-do-mar ou vinagreira negra. É um molusco inofensivo, que tem de vários tamanhos. Em média a sete e 10 centímetros. Alguns chegam a 17 a 20 centímetros. O habitat dele é litoral composto de corais, águas rasas e, dessa forma, um pouco mais quentes. Eles não habitam em locais fundos. Até uns 25 metros você pode encontrar. Alimentam-se de algas”, explicou o biólogo.

Santiago ainda destacou que estes animais possuem um mecanismo de defesa parecido com os de polvos. “O interessante destes animais é que eles têm um mecanismo de defesa que libera uma tinta bem parecida com a do polvo. O líquido não é venenoso e tem cor escura. É uma forma de defesa contra possíveis predadores ou pessoas que queiram mexer como curiosidade.”

Por fim, o biólogo salientou que esse tipo de situação ocorrida em Jacaraípe é comum no verão e disse que estes animais podem reproduzir milhões de ovos em uma única vez. “É muito mais comum você vê esses animais nos meses de verão, pois as águas estão mais quentes, também tem mais algas. Esses bichinhos são hermafroditas e podem colocar milhares de ovos. Estudos indicam que colocam milhões de ovos”, finalizou.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Comunicado – 05/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 05-11-2024Baixar

4 horas atrás

Opinião | Projeto moderniza eleição na Câmara da Serra e evita “sessão de horrores” como a de 2017

Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…

4 horas atrás

Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717

O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…

4 horas atrás

Dez horas de muito forró em Jacaraípe com os paulistas do grupo Balaio e convidados

Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…

4 horas atrás

Nova Orla de Jacaraípe será entregue no verão: praia terá mirante, parques e academias

A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…

5 horas atrás

Raimundos traz turnê de 30 anos de carreira a Vitória em dezembro

Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…

5 horas atrás