Os moradores da Praia da Baleia, na Serra, sofreram com uma forte fumaça advinda de um incêndio numa região de mata, que de acordo com o líder comunitário do bairro, foi criminoso. O fogo começou no final da tarde da quinta-feira (23) e varou a noite. A fumaça era tanta que tomou conta dos condomínios Praças Reserva e Sauípe.
Segundo Bruno Puppim, que é o presidente do bairro, ainda há fagulhas de fogo na região que é de mata fechada e refúgio de animais silvestres. “Um absurdo o que aconteceu nesta quinta-feira (23). Moradores de uma área de invasão do bairro Feu Rosa, criminosamente colocaram fogo na área de reserva ambiental que pertence ao condomínio Praças Reserva”, denuncia o líder.
Puppim ainda disse que moradores que possuem problemas respiratórios sofreram com a fumaça do incêndio. “Ligamos para o Corpo de Bombeiros, mas não deram conta de apagar as chamas dentro da mata. Queimou a noite toda e continua com pequenos focos”.
Bruno ponderou que a região é uma área onde diversos animais silvestres vivem. “O que demonstra a covardia desse tipo de gente que quer lucrar com a destruição do meio ambiente. Tomaremos todas as providências junto as autoridades da prefeitura e poder judiciário para que esse crime ambiental seja freado”, disse.
O TEMPO NOVO procurou a Prefeitura da Serra que disse que as equipes de Fiscalização Ambiental e Posturas da Serra já estão no local avaliando a situação.
Durante a ação conjunta das equipes de Fiscalização de Posturas, Meio Ambiente e Guarda Civil Municipal, com apoio do Corpo de Bombeiros a ocupação irregular foi impedida, nesta sexta-feira (24), na mesma área onde foi colocado fogo na área de preservação ambiental no bairro Feu Rosa na Serra.
Após receber denúncias de incêndio criminoso no local, as equipes realizaram vistoria e constataram que o terreno estava sendo preparado para uma invasão. Restos de árvores e arbustos foram retirados. Os responsáveis pelo crime se evadiram do lugar, não permitindo assim a autuação.
Contudo, durante a fiscalização houve o flagrante de um caminhão que pretendia descartar entulho na área de preservação ambiental. A ação foi impedida e o responsável autuado.
Ontem, quinta-feira (23), o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo foi acionado para combater uma ocorrência de incêndio no bairro Praia da Baleia, localizado no município de Serra.
Já o Corpo de Bombeiros disse que uma guarnição deslocou-se até o local e, ao chegar, foi constatada a presença de focos de incêndio em vegetação não nativa na área. Os bombeiros entraram em ação, e puderam controlar e cessar as chamas em aproximadamente 30 minutos. Após as chamas cessarem, percorreram por todo o perímetro atingido para confirmar se não havia risco de reignição.