Inaugurado há cerca de 14 anos, o Ginásio Poliesportivo de Jardim Guanabara está clamando por uma reforma. Isto é o que diz o líder comunitário André Romanha que pede uma reestruturação do equipamento público que fica na Avenida Copacabana.
Segundo André, desde que foi inaugurado, o ginásio nunca passou por uma reforma. “Nenhuma pintura, nada. Esse equipamento foi um dos maiores ginásios aqui da região da Serra, antes de ter o ginásio do Centro da Serra. Ele era o maior, foi inaugurado com toda estrutura, e tinha inclusive como receber competições até nacionais. O piso era todo emborrachado obedecendo um padrão oficial e de alto nível”, destaca.
O líder disse também que na época em que foi entregue o ginásio foi uma conquista para Jardim Guanabara, São Domingos, e Residencial da Serra. “É um equipamento de muita importância para nossa comunidade e foi abandonado. Como associação fizemos algumas melhorias, há uns dois anos e meio, três anos atrás, para dar uma amenizada. Só que vândalos saquearam tudo que tinha dentro do ginásio, vaso, caixa d’água, portas. Está virando pela segunda vez esconderijo para assaltantes, usuários de drogas e moradores de rua. Da outra vez, conseguimos junto com a Polícia Militar, com a Guarda Municipal, amenizar essa situação. Só que está voltando tudo novamente. A noite é muito escuro, existe também o perigo de assalto porque os assaltantes saem lá de dentro e pegam quem está indo trabalhar de manhã e quem volta do trabalho a noite”.
André clama por uma reforma completa no ginásio. “A gente quer rebaixar esse muro que tem, foi até uma coisa que a própria Polícia Militar pediu para gente fazer, rebaixar o muro e colocar um gradeado, para mesmo a noite, quando a polícia bater o farol poder ver tudo que está acontecendo lá dentro. Esta ação poderia inibir a ação de criminosos. Precisamos de um olhar mais carinhoso do poder público para o nosso bairro”.
O TEMPO NOVO procurou a Prefeitura da Serra que informou que a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana ainda neste mês vai visitar o local e fazer um levantamento para elaborar um projeto para a reforma do ginásio.
Com relação aos assaltos a reportagem procurou a Polícia Militar que informou que realiza policiamento ostensivo e preventivo dia e noite na região e que executa diversas ações de combate a criminalidade. No entanto, a PM lembra que fatos relacionados a moradores de rua e usuários de drogas continuam sendo uma questão de saúde pública e social, por isso apoia acompanha ações da Prefeitura Municipal, que é quem possui a responsabilidade de planejar políticas públicas para esse público. A Polícia Militar reforça que só pode deter pessoas em flagrante delito e, não apenas por estarem em situação de rua. Por isso, caso algum morador presencie algum tipo de crime, acione imediatamente o Ciodes (190).
Confira as fotos da situação atual do ginásio: