Categories: Notícias

Lideranças dizem que saída do Fórum inicia desmanche da Sede

Em setembro lideranças políticas, comunitárias e moradores da Sede fizeram protestos e caminhada contra a possível saída do Fórum. Foto: Divulgação

Por Conceição Nascimento / Yuri Scardini

Moradores, lideranças comunitárias e políticas da Serra sede, temem que as movimentações do Tribunal de Justiça no sentido de retirar parte do aparato judiciário que compreende o Fórum Desembargador João Manoel de Carvalho, possa dar início a uma debandada em massa que termine no desmonte econômico da região, a exemplo de Cariacica sede, que foi o centro administrativo da cidade, e com a saída de vários órgãos públicos, a região perdeu importância e sofreu grande desinvestimento.

É o caso de João Falqueto, presidente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps). Ele avalia que ninguém ganha com a saída do Fórum. “É uma âncora para o centro da Serra. Se este órgão sair, outras secretarias, o Ministério Público e um conjunto de atividades correlacionadas, como escritórios de advocacia, podem sair também. A estrutura do comércio desta região depende muito dos órgãos públicos. A saída tende a levar a sede ao esvaziamento. Toda a vizinhança será impactada, direta ou indiretamente”, presume o empresário.

Paulo Sérgio Bertollo, diretor da Associação Comercial da Serra sede, destaca a vocação econômica da região. “É lamentável, um assunto que não deveria ser sequer cogitado. Os três poderes deveriam permanecer na sede do município, e esses boatos nos deixam tristes. Também perdem os donos de imóveis alugados, já que com a saída do Fórum e de outros poderes haveria desvalorização no setor”.

Jean Carlo Cassiano, coordenador da Assembleia Municipal do Orçamento (Amo), que atua na interlocução entre as comunidades e suas principais demandas.

“A saída do Fórum representa a morte lenta dos serviços da Serra-sede. Com isso, o Ministério Público pode ir também e outros poderes. Comércio e serviços sobrevivem em função da presença de funcionários e pessoas que circulam no órgão“, disse Cassiano.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

A ilusão da contratação de empresas garantidoras para recebimento de cotas condominiais

É importante destacar que as empresas garantidoras, ao adquirirem dívidas de inadimplentes, não pagam a totalidade do valor da dívida,…

5 minutos atrás

Detran vai abrir 3.500 vagas para tirar carteira de motorista de graça no CNH Social

O Detran vai abrir 3.500 vagas para tirar carteira de motorista de graça no CNH Social. Crédito: Divulgação O Departamento…

12 minutos atrás

Mulheres têm maiores chances de ter Alzheimer, aponta estudo

Os cientistas identificaram baixos níveis da substância no sangue de mulheres com perda de memória, especialmente as com doença de…

19 minutos atrás

Calor se mantém na Serra nesta semana

Foto: Divulgação - Climatempo / Carlos Eduardo Há pelos menos três semanas o calor já não é mais novidade no…

2 horas atrás

Estado oferta novo concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.713

O Estado oferta novo concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.713. Crédito: Divulgação O…

3 horas atrás

Adolescente de 17 anos é morta a tiros ao lado de amiga na Serra

A adolescente de 17 anos, identificada como Evelyn Souza, foi morta a tiros ao lado de uma amiga, na Serra.…

20 horas atrás