Conceição nascimento
Nem bem assumiu a Secretaria de Agricultura, a Pesca e Saneamento (Seap), Gustavo De Biase (Rede) já é visto com “preocupação” por segmentos ligados à pasta. Entre os argumentos contrários ao redista está a falta de experiência na área e pouco conhecimento sobre a cidade. De Biase é porta voz da Rede, mesmo partido do prefeito Audifax Barcelos.
A acomodação de De Biase atende uma necessidade partidária, a nomeação tem a ver com a proximidade das eleições internas da Rede, onde o prefeito pretende eleger seus aliados. Além disso, Gustavo deve disputar o cargo de deputado estadual em 2018. Quem saiu foi Erly Vieira, visto como um quadro técnico e sem filiação partidária.
Para o presidente da Associação de Pescadores da Serra, Nego da Pesca, a indicação é um erro.
“Classifico como um erro do prefeito, que traz gente de fora, que não conhece a cidade e não conhece essa área. O Erly ajudou muito os pescadores, tem boa relação com todos, conhece a área, é um quadro técnico.
Agora entra um garoto que mal conhece o município. Não o vejo com visão da agricultura e muito menos da pesca, apenas para atender uma necessidade política. Esta nomeação vai nos fazer andar para trás, peço ao prefeito que repense e retorne com Erly”, resumiu.
Luciana Castorino, coordenadora geral do Movimento Ambiental da Serra, disse que a mudança atrapalha um trabalho desenvolvido pelo então secretário Erly. “Estava dando resultados à frente da Comissão de Saneamento, principalmente sobre a Lagoa Juara. A troca de secretário nos deixou surpresos e apreensivos. A prefeitura deve esclarecer o motivo da mudança. Defendemos recondução de Erly ao cargo”, questionou.
Joel Falqueto, presidente da Associação dos Produtores Rurais do Município da Serra (Aprumus) disse que os produtores ficaram surpresos com a nomeação que classifica como “preocupante”. “Temos que dar espaço para pessoas mais jovens, mas é preocupante, pois ele não tem experiência com essa área até mesmo por demandar conhecimentos técnicos. Além de não pertencer necessariamente a Serra. Mais espero que ele (De Biase) saiba onde está entrando. O que os produtores rurais esperam da prefeitura é a valorização”, disse.
O que diz a Prefeitura
A assessoria da Prefeitura da Serra se pronunciou. “O Gustavo de Biase foi líder da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) – que objetiva contribuir para o fortalecimento e o aperfeiçoamento da democracia e das instituições republicanas. As expectativas são boas, tem formação acadêmica e humanizada. Ressaltamos que todos os membros da equipe da Serra são permanentemente avaliados pela Coordenação de Governo”.
Já Gustavo de Biase foi procurado pela reportagem nesta quinta-feira (3/8), mas não atendeu ao celular.
O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…
O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…
A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…
Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…
A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…
Crédito: Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O crime ocorreu…