Categories: Política

Líderes apostam na governabilidade mesmo após exonerações

O prefeito Audifax exonerou aliados de vereadores na Prefeitura. Foto: Divulgação

O clima é de tensão de vereadores após a exoneração de servidores comissionados na Prefeitura aliados dos vereadores. A medida foi vista como retaliação do prefeito Audifax Barcelos (Rede) dada à negativa da Câmara num de seus projetos (PL 292/2017) em novembro de 2017. Agora, com o prefeito em férias, vereadores da base aliada tentam acalmar os irritados e dizem que não haverá dificuldade de governabilidade do prefeito na Câmara.

O líder do prefeito na Câmara, Luiz Carlos Moreira (PMDB), disse que tem dialogado com os colegas que sofreram as exonerações. “O prefeito está de férias e quando retornar vamos conversar. Acho que não atrapalha a governabilidade. O prefeito é muito inteligente, precisava dar um freio de arrumação, e deu. Agora vai abrir o canal de conversa, recompõe e harmoniza. De qualquer forma, de 12 a 14 vereadores ele tem. Essa instabilidade interna vem lá de trás e está piorando com o adianto do processo de discussão de eleição da Presidência da Câmara. Essa situação interna que não é confortável”, avaliou. 

Em uma posição estratégica no organograma da Câmara, o primeiro secretário da Mesa Diretora, Roberto Catirica (PHS) também acredita que haverá consenso entre o prefeito e os vereadores. 

“O resultado (rejeição do PL 292/2017) pode ter sido pelo ambiente que a Casa vive nada contra o prefeito, mas a divisão estabelecida na Casa. Acredito que o prefeito vai avaliar e reconstruir a relação. O melhor é a Casa harmonizada, o resultado da votação pode não ser uma derrota ao prefeito, mas o momento de instabilidade interno”, apontou.

A Presidente Neidia Maura (PSD) prega paz entre os parlamentares e afirma que haverá governabilidade. “Trabalhamos o ano de 2017 com muita harmonia. A adversidade sempre vai existir por ser uma casa política. Vamos trabalhar o ano de 2018 para que a gente tenha a mesma governabilidade e projetos importantes para a cidade”, declarou Neidia.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Festa na Serra terá show gratuito de Mumuzinho nesta quinta-feira

O cantor Mumuzinho será a atração do show nacional no Dia do Serrano, na Serra. Crédito: Divulgação Nesta quinta-feira (26),…

10 horas atrás

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

2 dias atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

2 dias atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

2 dias atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

2 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

3 dias atrás