A trajetória de Gilbert Chaudanne, artista francês radicado no Espírito Santo, é o tema do livro “Engenho de dentro – Gilbert Chaudanne”, de Dayse Resende. A obra será lançada nesta quinta-feira (14), às 19 horas, na Biblioteca Pública do Espírito Santo, em Vitória.
A primeira vez que viu Gilbert Chaudanne, Dayse Resende era uma estudante de pré-vestibular de 17 anos de idade. Sentado em uma mesa, acompanhado de um livro e uma xícara de café, no Centro Praia Shopping, o artista francês, já conhecido em toda Vitória por suas Madonas e livros artesanais, chamou a atenção da jovem pela sua aparência e postura.
O seu jeito de vestir, o cabelo comprido, o olhar azul que sorri e dá bronca, que vê e mostra, e principalmente o jeito singular de falar encantou a artista plástica, empresária e advogada que se tornou amiga e apreciadora dos trabalhos de Chaudanne.
Ao ter maior contato com o artista, com seu estilo de vida e método de criação, Dayse Resende percebeu a relevância da figura de Chaudanne enquanto artista e articulador cultural. Notou sua grande contribuição para a o cenário artístico e para uma geração de artistas locais.
Em “Engenho de dentro – Gilbert Chaudanne”, o leitor poderá adentrar o universo criador do artista. A obra se apresenta como o registro e comprovação de toda a produção multifacetada e global de Chaudanne. A publicação conta com apoio da Lei Rubem Braga, Instituto Sincades, Cecon e Multiscan. O livro será distribuído gratuitamente.