A comunidade do morro do Jaburu, uma das mais carentes e assoladas por todo o tipo de preconceito na capital Vitória, está protagonizando uma revolução: uma área de descarte clandestino de lixo e entulho foi transformada em horta comunitária.
A iniciativa é do Grupo Nação, organização comunitária que atua no bairro e da Ong Onze 8, esta formada por arquitetos. E faz parte do Projeto Circuito Verde, patrocinado pelo Instituto Unimed, cujo objetivo é recuperar terrenos degradados no bairro transformando-os em lugares de lazer, convivência e produção.
A horta já tem até nome: chama-se Horta do Amanhã. A cerimônia de inauguração do espaço ocorreu na última sexta-feira (20). A horta fica numa encosta, onde há uma escadaria e uma pequena praça com mirante, de onde se avista parte da cidade de Vitória. A ideia é que além de produção de alimentos saudáveis para a comunidade, a horta também ajude a atrair turistas.
Em declaração divulgada pela assessoria de imprensa do projeto, o representante da ONG Onze 08, Renan Grissoni, explicou que os moradores interessados em cultivar no espaço podem procurar os responsáveis locais para cadastramento.
“A comunidade tem uma vocação natural para cuidar de hortas, plantar. Então, essa é uma forma de mostrar que é possível produzir em terrenos não ocupados, para que eles sejam um espaço de produção de alimento. É uma forma de estimular a alimentação saudável, gerar renda e de promover a educação ambiental”, diz Renan.
Com informações da assessoria do Projeto Circuito Verde