O lixo doméstico recolhido pela caminhão nos bairros do município, está ajudando a gerar energia elétrica. O aterro para onde é destinado o lixo está operando desde março a Usina Termelétria a Biogás (UTE).
O projeto é da Marca Ambiental, empresa dona do aterro -que denomina Central de Tratamento de Resíduos – localizado às margens da Rodovia do Contorno (BR 101), em Cariacica, perto da divisa com a Serra.
Além do lixo das residências serranas, o aterro também recebe os rejeitos domiciliares de outras cidades do ES, dentre elas Vitória e Cariacica.
Segundo a gestora de comunicação da Marca Ambiental, Mirela Souto, a usina aproveita o gás metano (CH4) que resulta da decomposição da matéria orgânica jogada no lixo, como os restos de comida. O gás é queimado gerando energia elétrica e librando dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera, substância considerada menos nociva em relação ao aquecimento global.
Mirela destaca que a energia gerada atualmente é de 3 Megawatts, o que dá para suprir demanda equivalente a 30 mil habitantes. A energia produzida está sendo vendida para diversos consumidores, dentre eles postos de combustíveis, padarias, restaurantes, laboratórios, concessionárias de automóveis e supermercados.
A gestora de comunicação da Marca informou ainda que até o ano que vem a UTE deve estar ampliar a produção para 5 Megawatts. A empresa não divulgou o quanto investiu no projeto. Mas ressaltou que durante as obras civis gerou cerca de 100 postos de trabalho. Atualmente cinco pessoas trabalham na operação da usina.