Ontem (03) à noite o lixo na praia do Barrote em Jacaraípe impediu uma tartaruga de desovar. O fato foi presenciado por monitores de uma empresa contratada pela Petrobras para fazer o monitoramento, pelo diretor do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff), Claudiney Rocha e por alguns populares.
Segundo Claudinei, a tentativa de desova frustrada aconteceu por volta das 20h, no trecho da praia em frente ao terreno onde são instalados circos e parques de diversões. “O animal da espécie cabeçuda (caretta caretta), medindo 0,92 cm de comprimento por 0,66 cm de largura, desistiu da desova quando cavou o ninho e viu que tinha um saco desses que se coloca areia para conter a erosão”, relata.
De acordo com o ativista, o animal voltou para a água. “Ele pode tentar procurar outro ponto do litoral, mas é possível que desove no mar perdendo toda a ninhada”, observa.
Claudiney observou ainda que a tartaruga teve outro obstáculo: uma placa de publicidade de uma pizzaria da região que foi instalada sobre a areia da praia.
O ativista lembrou que de setembro a abril é a temporada de desova e eclosão de ninhos tartarugas nas praias do litoral capixaba e que situações como a de ontem na praia de Jacaraípe coloca a reprodução dos repteis marinhos em risco.