Ana Paula Bonelli
Em tempos em que a tecnologia se renova a cada minuto, você sabe o que fazer com seu lixo eletrônico? Na Serra, a Zocata Recicla enxergou no descarte de eletrônicos uma oportunidade para ampliar os negócios e também ajudar o meio ambiente, dando destinação correta aos resíduos.
O proprietário é Adimilson Nunes Loureiro. “Os componentes eletrônicos contém metais nobres. Ao saber disso, procurei empresas que reciclam esses componentes e decidi investir”, conta.
A Zocata fica em Novo Horizonte e recebe componentes contidos na CPU dos computadores. “Placa mãe, HD, memória, processador e placa de rede. Também aceitamos os periféricos break e estabilizador”, detalha.
O empresário também recebe celular sem bateria, placa, processador e fontes do aparelho. A Zocata chega a arrecadar meia tonelada de lixo eletrônico por mês. “Quando o ganho supera o custo, buscamos no local. Do contrário, recebemos em nossa loja”, explica.
No caso da CPU, a empresa paga um valor simbólico pelo equipamento. “Para dar preço preciso avaliar, mas inicialmente pago a partir de R$ 4. Todo material que compramos tem o destino ecologicamente correto. Parte dos metais nobres dá para ser utilizado na indústria”, frisa.
Além de lixo eletrônico, a Zocata também compra latinha de alumínio, alumínio perfil, metal amarelo, cobre, aço níquel e catalisador automotivo.
A empresa é familiar e tem 34 anos. Fica avenida Brasil, nº 532, Novo Horizonte. Contato nos tels 9 9519-8005, 99575-9801 e 3327 2553.