Com previsão de contrato no valor de R$ 2.547.790.000,00 (dois bilhões, quinhentos e quarenta e sete milhões, setecentos e noventa mil reais) a Serra terá, a partir de 2019 a Parceria Público-Privada (PPP) para a limpeza pública e manejo de resíduos sólidos. A licitação para contratar a empresa responsável pela execução do trabalho acontece neste semestre.
Uma audiência pública está marcada para a próxima quarta-feira (30), quando moradores da cidade poderão conhecer, esclarecer dúvidas, discutir e opinar sobre o edital da PPP. O encontro tem início às 19h, no Centro Comunitário de Laranjeiras.
“O próximo passo é preparar a licitação para contratar a empresa que vai executar o trabalho, juntamente com a Prefeitura, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), a primeira executada pelo município e a primeira da área de resíduos sólidos da Grande Vitória”, disse em nota a Secom.
Ainda de acordo com a Prefeitura, o prazo de vigência do contrato está previsto em 30 anos e seu valor estimado é de aproximadamente R$ 2.547.790.000,00 (dois bilhões, quinhentos e quarenta e sete milhões, setecentos e noventa mil reais), com base no valor estimado dos investimentos.
A consulta pública será realizada a partir do dia 31 de janeiro, ficando disponível por 30 dias no site da Prefeitura da Serra (www.serra.es.gov.br), até 1º de março.
A Prefeitura não detalhou como irá funcionar a PPP do Lixo. Em abril de 2018 o então secretário de Serviços, Guto Lorenzoni disse: “Recursos melhores equacionados, viabilidade de estrutura física melhor, coletas de lixo diferenciadas, acondicionamento de lixo submerso, geração de energia com o lixo, tanto na parte orgânica como de energia, gerando retorno do recurso público”. Atualmente quem faz o serviço de coleta, tratamento e descarte de lixo é a EngeUrb.